Carregando

Maceió sedia Fórum Extraordinário da Undime Alagoas

14/06/2022 | Undime

Encontro que reuniu Dirigentes Municipais de Educação do estado foi realizado de 7 a 9 de junho

A União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação, Seccional Alagoas, realizou o XII Fórum Estadual Extraordinário, com tema “A educação na perspectiva da inovação: por uma escola transformadora, inclusiva, tecnológica e de aprendizagem”.

Durante os três dias de evento foram realizadas palestras e conferências sobre educação infantil; saúde mental dos trabalhadores; recomposição das aprendizagens; o impacto da pandemia na educação, entre outros. A presidente da Undime Alagoas, Noêmia Pereira, Dirigente Municipal de Educação de Teotônio Vilela/ AL, ressaltou que o XII Fórum Estadual Extraordinário representa um momento de compartilhamento de conhecimento, troca de experiências e exposições. “Além de proporcionar oportunidades para que os Dirigentes Municipais de Educação conheçam novos métodos, dentro da perspectiva da inovação da educação do país”, explicou durante a abertura oficial do evento.

O Fórum, realizado no auditório da Uninassau em Maceió, contou com a participação de Dirigentes Municipais de Educação e equipes técnicas das secretarias, além de autoridades como a da Secretária de Estado da Educação, Roseane Vasconcelos; a Prefeita do município de Atalaia/ AL, Ceci Rocha, o Prefeito municipal de Dois Riachos/ AL, Ramon Camilo, representando a Associação dos Municípios Alagoanos (AMA).

A diretoria executiva nacional foi representada na solenidade de abertura do evento, pelo presidente da Undime Região Nordeste, Carlos Rubens Araújo, que é Dirigente Municipal de Educação de Dois Riachos/ AL. Na oportunidade, Rubens destacou que a instituição está em constante luta pela efetivação do direito à educação pública de qualidade para que todas as crianças e jovens tenham acesso a uma educação básica capaz de prepará-los para os desafios do século XXI. “Sobretudo este ano, vale destacar que, para realmente avançarmos, a educação precisa ganhar prioridade na pauta política. É fundamental o comprometimento dos atores políticos para realização de medidas capazes de impulsionar a qualidade dos sistemas educacionais, com redução das drásticas desigualdades ainda persistentes e inclusão de todas as crianças e jovens”, afirma.

O vice-presidente da Undime, Alessio Costa Lima, Dirigente Municipal de Educação de Ibaretama/ CE, ministrou palestra na mesa que debateu o “Controle Social e Gestão Democrática no Fundeb: estratégias para alcançar o Valor Aluno Anual de Rendimento (VAAR)”, realizada na tarde do dia 9 de junho.

Ainda durante o evento foram tratados assuntos como a Busca Ativa Escolar, com foco na garantia do direito à educação de crianças e adolescente em Alagoas; inovação pedagógica na formação docente; os desafios da implementação das políticas públicas da educação inclusiva na pós-pandemia; entre outros.

Fonte: Undime
Fotos: Undime Alagoas

Notícias Relacionadas