Carregando

Undime SC e Região Sul realiza Fórum Estadual

06/05/2022 | Undime

Evento acontece nos dias 5 e 6 de maio
 

A Seccional Santa Catarina realiza o VI Fórum da Undime/SC e Região Sul, em Florianópolis, nos dias 5 e 6 de maio a partir do tema “Educação em Tempos de Transição”. O Fórum marca a retomada dos eventos públicos promovidos pela Undime/SC e registra mais de 750 participantes inscritos, entre dirigentes municipais de educação, técnicos de secretarias e demais educadores de Santa Catarina, Paraná e Rio Grande do Sul. Na programação constam assuntos como: inteligência emocional, programas do Ministério da Educação, gestão democrática, Fundeb e avaliação no contexto (pós) pandemia.

O presidente da Undime e Dirigente Municipal de Educação (DME) de Sud Mennucci/SP, Luiz Miguel Martins Garcia, prestigiou o evento ao participar da abertura e da palestra sobre os desafios dos dirigentes de educação e o papel da Undime. O evento contou ainda com a participação das presidentes das seccionais da Undime na Região Sul: a presidente da Undime SC e anfitriã, Patrícia Lueders, DME de Blumenau/SC; a presidente da Undime RS, Maristela Guasselli, DME de Novo Hamburgo/RS; e a presidente da Undime PR, Márcia Baldini, DME de Cascavel/PR. O Ministro da Educação, Victor Godoy Veiga, também participou do evento.

“Este é o primeiro grande evento presencial promovido pela Undime/SC, em parceria com as demais presidências do Sul do país, desde o início da pandemia da covid-19. É uma grande alegria poder estarmos juntos outra vez para dialogar sobre assuntos importantes para o avanço da educação pública”, disse a presidente da seccional catarinense e Região Sul. Lueders também manifestou solidariedade aos municípios prejudicados pelas chuvas que atingiram o estado nos últimos dias.

Ainda no primeiro dia de Fórum, o presidente da Undime participou da mesa que debateu "Os desafios do DME e o papel da Undime” junto às presidentes das seccionais na Região Sul. Em sua fala na abertura do evento, lembrou a solidariedade dos catarinenses não apenas no período da pandemia, mas também nos últimos dias, devido às chuvas que atingem o estado. “A atuação dos gestores locais é fundamental para que possamos superar momentos de crise, em especial, as dificuldades que a pandemia provocou”, afirmou ele, parabenizando a organização do Fórum pela escolha do tema.

A presidente da Undime/PR, Marcia Baldini, levantou o debate sobre a preocupação dos gestores com alunos que chegam nos anos finais do ensino fundamental sem estarem devidamente alfabetizados. Como caminho para a solução, ela apontou a importância da qualificação profissional dos professores. “Precisamos investir na formação continuada dos professores, porque eles não podem oferecer aquilo que não têm. Para oferecer o melhor conteúdo para os alunos, temos que ter os professores muito bem preparados. Entra aí o papel das secretarias de educação e a oferta de qualificação para os nossos professores”.

Maristela Guasseli, presidente da Undime/RS, também destacou a importância de investir em valorização dos profissionais. "Somente no Rio Grande do Sul, 60% dos secretários estão na sua primeira gestão. É muito secretário em uma primeira gestão e a Undime tem um papel muito importante de dar um encaminhamento, ser um fio condutor para o que esse novo gestor necessita, para que consigamos manter nossos alunos na escola. Em nosso estado, em torno de 40% dos municípios têm problemas com as vagas na educação infantil. Não podemos simplesmente matricular [as crianças] se não tivermos escolas adequadas. Entra aí o papel dos conselhos municipais de educação. Além disso, precisamos escutar nossos estudantes e dar visibilidade para os seus pensamentos, as suas experiências e seus modos de aprender. Esse, talvez, seja o cerne de uma ação pedagógica verdadeiramente eficiente para as nossas crianças e para a infância”, completou.

Participaram da abertura do evento: o secretário de Estado da Educação de Santa Catarina, Vitor Balthazar, que representou o governador do Estado, Carlos Moisés da Silva; o secretário de Educação Básica do MEC, Mauro Rabelo; e o prefeito de Florianópolis, Topázio Silveira Neto. Representantes do Conselho Estadual de Educação (CEE/SC), União dos Conselhos Municipais de Educação (Uncme), Federação Catarinense de Municípios (Fecam), Ministério Público de Santa Catarina (MPSC) e Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina (Alesc) também participaram da cerimônia.

Título original: VI Fórum da Undime SC e Região Sul reúne 750 participantes em Florianópolis
Fonte: Undime com informações da Undime/SC
Fotos: Undime SC