Carregando

Undime Amapá debate educação infantil

02/05/2022 | Undime

Evento reuniu cerca de 150 participantes, dos 16 municípios do estado

A Undime Amapá realizou, nos dias 28 e 29 de abril, o VIII Fórum Extraordinário Estadual, com o tema "Educação Infantil - Contextos e Práticas nos dias atuais", que reuniu autoridades e especialistas de diversas áreas da educação.

O evento aconteceu na capital, Macapá, e também debateu assuntos de interesse de Dirigentes Municipais de Educação, como "As competências socioemocionais na vida do educador e na BNCC"; "O papel da Undime no fortalecimento e garantia da gestão municipal" e "Regime de Colaboração: competências e diretrizes para a educação infantil".

O segundo dia de evento teve boa parte da programação dedicada à realização de debates sobre o currículo escolar, com olhar voltado para a sala de aula. Ao todo, mais de 150 participantes, representantes dos municípios do estado, estiveram presentes nos dois dias de evento.

O presidente da seccional da Undime no Amapá e Dirigente Municipal de Educação de Mazagão/ AP, Manoel Souza dos Santos, afirmou que debater o tema da educação infantil no Fórum estadual foi de extrema importância. “O evento foi muito esclarecedor no ponto de vista de trazer à tona a etapa da educação infantil, como preparação do aluno para a alfabetização”.

Manoel explica que a participação dos representantes das secretarias municipais de educação foi bastante satisfatória. Na avaliação geral do dirigente, o evento foi muito proveitoso no sentido de tratar a educação infantil como preparação do aluno para toda a vida escolar. “Foi um tema muito relevante que nos permitiu proporcionar dois dias muito proveitosos para a educação no estado do Amapá. Esperamos realizar um novo evento, após o Fórum Nacional da Undime, que desta vez terá como tema a alfabetização”, afirma.

Entre os participantes que avaliaram o VIII Fórum Extraordinário da Undime Amapá está a técnica da Secretaria Municipal de Educação de Santana, Rosilma Lobato Pinheiro. “A Undime nos proporcionou, mais uma vez, um  Fórum de excelência e conseguiu reunir os 16 municípios do estado do Amapá, proporcionando excelentes palestras temáticas direcionadas à educação infantil, com relatos de experiências exitosas maravilhosas e de acordo com a experiência local de cada estudante dentro da sua realidade. A educação do estado do Amapá está cada vez mais trabalhando em prol da melhoria do processo ensino-aprendizagem”, avalia.

Fonte: Undime
Foto: Undime Amapá
Título original: Undime Amapá debate educação infantil no VIII Fórum Extraordinário promovido pela seccional