Carregando

Undime TO promove VII Fórum Extraordinário em Palmas

20/04/2022 | Undime

Evento teve como tema a relevância da gestão da educação municipal no aprimoramento dos processos de aprendizagem

 

A Undime Tocantins realizou nos dias 18, 19 e 20 de abril o VII Fórum Extraordinário da Seccional. O evento aconteceu em Palmas e reuniu 300 participantes no Auditório da Associação Tocantinense de Municípios (ATM). O tema central, que guiou as discussões ao longo dos três dias, foi "A relevância da gestão da educação municipal no aprimoramento dos processos de aprendizagem".

A abertura oficial aconteceu na segunda-feira (18) e foi comandada pela presidente da Seccional, Francinete Ribeiro Ferreira Fonseca, que também é presidente da Undime Região Norte e Dirigente Municipal de Educação de Piraquê/TO. Emocionada, Francinete deu as boas-vindas aos participantes: "Dirigentes Municipais de Educação, técnicos e técnicas das secretarias, sejam todos e todas muito bem-vindos a um lugar que nós respiramos, falamos e vivemos da Educação! Uma salva de palmas para cada um de vocês que vieram de tão longe!".

A abertura contou a apresentação da Orquestra Sinfônica da Escola Municipal Beatriz Rodriguês e com a presença do governador do Estado, Wanderlei Barbosa; do secretário de Estado da Fazenda, Jairo Mariano; do prefeito de Palmeiras do Tocantins/TO, Francisco Noleto Júnior, representando o presidente da ATM Diogo Borges; do secretário executivo da ATM, Jailton Bezerra; da diretora de articulação e apoio às redes de Educação Básica, Ana Caroline Santos Calazans Vilasboas, representando o secretário de Educação Básica do Ministério da Educação, Mauro Rabelo; e da Dirigente Municipal de Educação de Palmas/TO, Cleizenir Divina dos Santos. A presidente da Undime Pará, Claudia Alaine Gomes Seabra, Dirigente Municipal de Educação de Castanhal/PA, também prestigiou o evento.

Após a cerimônia, foi ministrada a palestra sobre as principais mudanças do novo Fundeb e as implicações para a gestão municipal com Paulo Parente Lira Cavalcante, especialista em Financiamento.

Nos dias 19 e 20, estiveram na pauta assuntos como a implementação de currículos e os projetos pedagógicos alinhados a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), com a participação de Maria Regina Passos, professora e assessora educacional do Grupo de Trabalho de Educação Infantil e de Alfabetização da Undime; e os programas Brasil na Escola e Tempo de Aprender do Ministério da Educação e PDDE, Pnae, PAR e Sistema SIGPC, do FNDE. Houve também uma palestra específica a respeito da Undime com abordagem sobre Compliance, a plataforma Conviva Educação, a estratégia Busca Ativa Escolar e a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) ministrada por Vilmar Klemann, assessor de projetos da Undime.

De acordo com a seccional, ao longo do evento, técnicos do MEC e FNDE fizeram atendimento institucional individualizado aos municípios sobre os programas Tempo de Aprender, PDDE, PAR, Pnae e SIGPC.

                                                                

                                                                

                                                                

                                                               

Fonte: Undime com informações da Undime TO
Fotos: Alice Hellen/ Comunicação Undime TO