Carregando

Fórum da Undime RS reúne mais de mil participantes na capital

18/04/2022 | Undime

Evento aconteceu nos dias 13 e 14 de abril

 

Encerrando a rodada de fóruns dessa semana, a Undime RS realizou nos dias 13 e 14 de abril, o 32º Fórum dos Dirigentes Municipais do RS e Região Sul com o tema "Educação, Tecnologia e Aprendizagens: conexões necessárias". O evento aconteceu na capital Porto Alegre e contou a participação de mais de 1.000 pessoas.

O presidente da Undime, Luiz Miguel Martins Garcia, Dirigente Municipal de Educação (DME) de Sud Mennucci/SP, participou do Fórum na quinta-feira (14) pela manhã e falou sobre a organização da Undime e seu protagonismo na construção de políticas públicas. Garcia ressaltou a missão e visão da instituição bem como as instâncias de deliberação da Undime, os documentos norteadores, o Manual de Integridade e Compliance, as ações, principais defesas e posicionamentos da instituição, além de elencar os desafios para a educação pública em 2022. O presidente falou ainda sobre as estratégias da Undime - Conviva Educação e Busca Ativa Escolar.

Além da presidente da Seccional RS, Maristela Ferrari Ruy Guasselli, Dirigente Municipal de Educação de Novo Hamburgo/ RS, as demais representantes da Região Sul participaram do Fórum: Patrícia Lueders, presidente da Undime Região Sul, Undime SC e Dirigente Municipal de Educação de Blumenau/SC; e Márcia Baldini, presidente da Undime PR e Dirigente Municipal de Educação de Cascavel/ PR. As presidentes das seccionais SC e PR falaram sobre os desafios do Dirigente Municipal de Educação e o papel da Undime. Ambas destacaram, entre outros pontos, a necessidade de fortalecer a atuação do DME, de garantir a aprendizagem como prioridade e da execução do Fundeb no âmbito dos municípios.

A programação do evento pautou ainda assuntos como regime de colaboração, o desafio de formar um leitor competente na era digital, Fundeb e o piso do magistério, gestão da aprendizagem e acolhimento das crianças na educação infantil. Houve também um momento destinado às alterações estatutárias da Undime RS.

O próximo Fórum Estadual será o da Undime Tocantins, de 18 a 20 de abril, em Palmas. Para conhecer o calendário dos Fóruns Estaduais das seccionais da Undime clique aqui.

Fonte: Undime
Fotos: Undime RS