O objetivo é incentivar e orientar a elaboração de ações que permitam a redução dos impactos causados pela pandemia de covid-19
O Ministério da Educação (MEC) realizou, na quarta-feira (9), um evento virtual que foi transmitido pelo canal do MEC no YouTube, para tratar sobre os desafios da volta às aulas para estudantes em período de alfabetização. A ação faz parte do Programa Tempo de Aprender, coordenado pela Secretaria de Alfabetização (Sealf).
“Vamos apresentar, nesta tarde, ações que foram desenhadas no âmbito do Programa Tempo de Aprender, voltadas à recuperação de aprendizagens. A Secretaria de Alfabetização, em 2019, já havia feito um mapeamento da situação da alfabetização no Brasil, ao desenhar a Política Nacional de Alfabetização, e já tínhamos um quadro não muito favorável.”, informou o secretário de Alfabetização, Carlos Nadalim, durante a mesa de abertura, complementando que a situação foi agravada em decorrência da pandemia de covid-19.
O objetivo do webinário foi incentivar gestores educacionais, coordenadores do Programa e professores a utilizarem estratégias e recursos, já disponibilizados pelo Ministério na elaboração de ações que permitam a redução dos impactos causados pela pandemia de covid-19, por exemplo, as Avaliações Diagnósticas e Formativas da Plataforma Caed, que disponibilizam um diagnóstico das defasagens de aprendizagem dos estudantes.
“A ação que hoje nos move, é de fato, a estratégia para a recuperação das aprendizagens de nossos estudantes. Tanto tempo sem aulas presenciais, apenas com atividades remotas, nossos estudantes precisam, neste momento, de apoio para, de alguma forma, acelerar as aprendizagens que ficaram para trás. Essa é a ação mais importante para a educação de nosso país neste ano.”, afirmou o secretário de Educação Básica, Mauro Rabelo.
O presidente da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime) em Pernambuco, Natanael José da Silva, Dirigente Municipal de Educação de Belém de Maria/PE, apresentou um panorama da educação básica nos municípios brasileiros e reforçou a necessidade de que sejam realizadas ações em regime de colaboração entre união, estados e municípios. "O retorno às aulas presenciais é uma necessidade e temos a convicção que juntos iremos começar a dar passos para minimizar os efeitos nefastos que a pandemia causou, sobretudo nos nossos pequenos, em fase de alfabetização, que necessitam de interação, de contato, de convívio. Não resta dúvida que estes foram um dos mais afetados”, afirma.
Além de apresentação da Undime, também foram abordados temas, como o uso do GraphoGame em sala de aula e seu impacto positivo na aprendizagem infantil. Os gestores também foram instruídos em relação à distribuição dos recursos do Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE) no âmbito da alfabetização.
Os cursos disponibilizados, de forma gratuita, pela Plataforma Avamec para capacitação de professores e gestores e o Sistema On-line de Recursos para Alfabetização (Sora), também foram citados durante o evento on-line.
O evento está disponível no canal do MEC no Youtube. Para assistir, clique aqui.
Fonte: Ministério da Educação (com alterações)
Foto: Undime
Título original: Evento virtual aborda o tema volta às aulas para estudantes em período de alfabetização