Carregando

Cátedra de Educação Básica homenageia Darcy Ribeiro

03/03/2022 | Cátedra Alfredo Bosi de Educação Básica

Evento será realizado no dia 7 de março, às 9h, com transmissão aberta no YouTube

Antropólogo, historiador, sociólogo, escritor e político, Darcy Ribeiro (1922-1997) é celebrado pela sua luta em prol dos direitos humanos e por uma educação de qualidade no Brasil. No ano em que se comemoram 100 anos de seu nascimento, a Cátedra Alfredo Bosi de Educação Básica, sediada no Instituto de Estudos Avançados da Universidade de São Paulo (USP), receberá professores e pesquisadores para analisar o legado de Darcy. A atividade será na próxima segunda-feira, dia 7 de março, às 9 horas, com transmissão aberta no YouTube.

A homenagem "100 anos de Darcy Ribeiro" inaugura a Programação 2022 da Cátedra, que oferecerá, ao longo do ano, minicursos e atividades diversas para professores da educação básica, estudantes de licenciatura, pesquisadores e demais interessados no campo educacional.

Com representantes de diversas universidades brasileiras, como a USP, UnB, UFMG, UERJ e UFRGS, o debate tratará da atuação de Ribeiro na educação sem deixar de destacar a atuação política do antropólogo. Pela manhã, Helena Bomeny (UERJ), autora de "Darcy Ribeiro – Sociologia de um indisciplinado", ministrará uma Aula Magna sob a forma de conferência intitulada Darcy Ribeiro, um intelectual público na educação: quando ciência e política se encontram. No período da tarde, os educadores Celio da Cunha (UnB), Lia Faria (UERJ) e Bernardete Gatti (IEA-USP) farão palestras que compõem o painel intitulado Darcy Ribeiro e a Educação Brasileira. As palestras serão alternadas com comentários de Carlos Jamil Cury (UFMG) e Maria Beatriz Luce (UFRGS).

O evento será transmitido ao vivo, no YouTube, sem necessidade de inscrição, no canal da Cátedra. A programação completa está disponível aqui.

A Cátedra

Parceria do Instituto de Estudos Avançados (IEA-USP) com a Fundação Itaú para Educação e Cultura, a Cátedra Alfredo Bosi foi fundada em 2019 e tem como objetivo contribuir para políticas de formação e reconhecimento do professorado da educação básica brasileira.

Todos os eventos transmitidos entre 2019 e 2021 estão disponíveis no canal do YouTube da Cátedra.

Fonte: Cátedra Alfredo Bosi de Educação Básica com adaptações
Título original: Cátedra Alfredo Bosi de Educação Básica homenageia os 100 anos de nascimento de Darcy Ribeiro

Notícias Relacionadas