Carregando

Tutoriais auxiliam a declarar 2ª etapa do Censo Escolar

14/02/2022 | Inep

Conteúdos estão disponíveis no portal do Inep e no canal da Autarquia no YouTube. Coleta das informações da Situação do Aluno vai até o dia 17 de março

 

 

A coleta da segunda etapa do Censo Escolar 2021, a Situação do Aluno, segue em andamento até o dia 17 de março. Os gestores das escolas e das redes de ensino devem enviar as informações de movimento e rendimento dos estudantes, ao término do ano escolar, por meio do Sistema Educacenso. Para auxiliar nesse processo, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) disponibiliza, no portal da Autarquia e em seu canal no YouTube, uma série de conteúdos orientadores.

A Cartilha do Módulo Situação do Aluno auxilia os gestores a compreender os conceitos e critérios inerentes a esta etapa da pesquisa. O documento detalha, entre outros fatores, as situações nas quais as escolas devem ou não declarar as informações. No canal do Inep no YouTube, há vídeos tutoriais que apresentam a navegação dentro do Sistema Educacenso, mostrando o passo a passo de alguns procedimentos. Entre eles, "Como declarar rendimento e movimento escolar" e "Encerramento do ano escolar".

O Inep disponibiliza, ainda, duas publicações conceituais com foco nas taxas de rendimento escolar e na qualidade da informação na coleta. O primeiro traz informações sobre as taxas de rendimento, calculadas com base nos dados declarados. Já o último apresenta os principais casos de inconsistências identificadas pelo Sistema Educacenso e detalha as formas de corrigi-las.

Primeira etapa – Os dados da primeira etapa do Censo Escolar 2021 foram divulgados pelo Ministério da Educação (MEC) e pelo Inep no dia 31 de janeiro. Essa parte inicial da pesquisa traz informações sobre todas as escolas, os professores, gestores e turmas (nas suas diferentes etapas), além de revelar dados relativos aos alunos e suas características. As informações coletadas estão disponíveis no portal do Inep.

Censo Escolar – Principal pesquisa estatística da educação básica, o Censo Escolar é coordenado pelo Inep e realizado, em regime de colaboração, entre as secretarias estaduais e municipais de Educação, com a participação de todas as escolas públicas e privadas do País. O levantamento abrange as diferentes etapas e modalidades da educação básica: ensino regular, educação especial, educação de jovens e adultos (EJA) e educação profissional.

As matrículas e os dados escolares coletados servem de base para o repasse de recursos do Governo Federal e para o planejamento e a divulgação de dados das avaliações realizadas pelo Inep. O censo também é uma ferramenta fundamental para que os atores educacionais possam compreender a situação educacional do Brasil, das unidades federativas e dos municípios, bem como das escolas, permitindo acompanhar a efetividade das políticas públicas.

Essa compreensão é proporcionada por meio de um conjunto amplo de indicadores que possibilitam monitorar o desenvolvimento da educação brasileira, como o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (ldeb), as taxas de rendimento e de fluxo escolar, a distorção idade-série, entre outros. Todos são calculados com base nos dados do Censo Escolar e parte deles servem de referência para as metas do Plano Nacional da Educação (PNE).

Confira as orientações para a etapa Situação do Aluno

Confira a Cartilha do Módulo Situação do Aluno

Confira os vídeos sobre o Censo Escolar 2021

Confira o vídeo sobre "Como declarar rendimento e movimento escolar"

Confira o vídeo sobre o "Encerramento do ano escolar"

Confira o documento sobre as taxas de rendimento escolar

Confira o documento sobre a qualidade da informação na coleta da Situação do Aluno

Saiba mais sobre o Censo Escolar

Fonte: Inep