Foram 71 inscritos na edição 2021 do Prêmio Ibero-americano de Direitos Humanos no Brasil; em breve será anunciado o vencedor nacional de cada categoria que participarão da convocatória ibero-americana
A Organização dos Estados Ibero-Americanos para Educação, Ciência e Cultura (OEI) e a Fundação SM anunciam os finalistas da etapa nacional do Prêmio de Educação em Direitos Humanos Oscar Arnulfo Romero.
A premiação visa reconhecer o trabalho de instituições educacionais e organizações da sociedade civil que desenvolvem programas destinados a garantir o direito à educação de crianças e jovens, bem como a inclusão, a paz, a consciência da importância da educação em valores e direitos humanos, entre outras questões.
Este ano o destaque foi em projetos de escolas e das organizações que focam na garantia do direito à saúde na sala de aula e que contribuem para a superação dos novos desafios educacionais causados pela pandemia da COVID-19.
Ao todo, foram 71 inscritos na edição de 2021 do Prêmio Ibero-americano de Direitos Humanos no Brasil. 27 concorreram na categoria A, voltada para instituições de ensino, sejam elas escolas públicas ou privadas e 44 na categoria B, que reconhece a educação em direitos humanos realizada por organizações da sociedade civil vinculadas ao trabalho de educação não-formal.
Os vencedores nacionais de cada categoria concorrem a um prêmio de 5 mil dólares cada e serão conhecidos em breve. Eles ainda terão a oportunidade de concorrer na segunda etapa do Prêmio e de participarem do IV Seminário Internacional de Educação em Direitos Humanos. Nessa fase é anunciada a classificação final com os quatro vencedores da Ibero-América, sendo dois por categoria. Devido ao contexto da pandemia, o evento, com data e local a serem definidas, será programado de acordo com as circunstâncias permitidas no momento.
Conheça as instituições finalistas da Categoria A
- Centro de Ensino Fundamental 08 de Sobradinho, localizada em Sobradinho – DF, com o projeto “Vivências para o Bem Viver”
- Centro Estadual de Educação Profissional Formação e Eventos Isaías Alves (CEEPIA), localizado em Salvador – BA, com o projeto “Clube de Leitura: O Capítulo que falta”
- Colégio Estadual São José, localizado em Palmas – TO, com o projeto “Meninas Protagonistas: separadas somos pétalas, juntas somos rosas”
- Escola Municipal de Ensino Fundamental “Duque de Caxias”, localizada em Iporanga – São Paulo, com o projeto “Aula Pública, e os novos desafios, com a pandemia da Covid-19”.
- Unidade de Ensino Janoca Maciel, localizado em Pedreiras – MA, com o projeto “Janoca News - Educação contra desinformação”
Conheça as instituições finalistas da Categoria B
- Associação Social UniFavela, localizada no Rio de Janeiro – RJ, com o projeto “Unifavela - Semeando o ensino popular”
- CAMI - Centro de Apoio Pastoral do Migrante, localizado em São Paulo – SP, com o projeto “Capacitação e prevenção do subemprego e trabalho análogo ao de escravo dos imigrantes para condições dignas de vida”
- Jeduca - Associação de Jornalistas de educação, localizado em São Paulo – SP, com o projeto “Jeduca - Associação de Jornalistas de educação”
- Mais Diferenças - Educação e Cultura Inclusiva, localizado em Guarulhos -SP, com o “Projeto Brincar”
- Modelo das Nações Unidas para Ensino Médio, localizado em São Paulo – SP, com o projeto “Instituto Global de Attitude”
Sobre a Organização dos Estados Ibero-americanos (OEI)
A Organização dos Estados Ibero-americanos para a Educação, a Ciência e a Cultura (OEI) tem como objetivo principal a cooperação entre países ibero-americanos no campo da educação, ciência e cultura com vistas ao desenvolvimento integral e sustentável.
Com centenas de projetos ativos com entidades públicas, universidades, organizações da sociedade civil, empresas e outras organizações internacionais, a OEI representa uma das maiores redes de cooperação na Ibero-América. Na área da cultura, a OEI implementa diversas ações de cooperação técnica na região, tais como as reuniões periódicas de alto nível, particularmente as Conferências e Cúpulas Ibero-americanas de Cultura; na elaboração de projetos, acordos e agendas regionais, como a Carta Cultual Ibero-americana (CCI); e por meio de programas e projetos técnicos com os Estados membros, com foco principal nas atividades de capacitação de agentes culturais, acesso à cultura, formação de redes e novos negócios em economia criativa.
Fonte: OEI
Título original: OEI e Fundação SM anunciam finalistas nacionais do Prêmio Ibero-americano de Educação em Direitos Humanos