Carregando

Undime participa do reconhecimento das redes de ensino e escolas

11/11/2021 | Undime

O reconhecimento é pelo destaque na fase piloto do Programa Aprender Valor e lançamento das adesões para 2022

 

A Undime participou, na manhã da última quarta-feira (10), do evento de reconhecimento das redes de ensino e escolas que se destacaram na fase piloto do Programa Aprender Valor, desenvolvido pelo Banco Central, e lançamento das adesões para 2022. O evento integra a 8ª Semana Nacional de Educação Financeira (Semana ENEF), que acontece de 8 e 14 de novembro.

Na ocasião, a Undime estava representada pelo vice-presidente, Marcelo Ferreira da Costa, Dirigente Municipal de Educação de Senador Canedo/GO. Estavam presentes também: Márcia Baldini, presidente da Undime Paraná e Dirigente Municipal de Educação de Cascavel/PR; Luiza Aurélia Teixeira, presidente da Undime Ceará e Dirigente Municipal de Educação de Crateús/CE; e Marcelo de Oliveira, presidente da Undime Minas Gerais e Dirigente Municipal de Educação de Carandaí/MG. A assessora institucional da Undime, Maria Edineide de Almeida Batista, também acompanhou o evento.

As seccionais presentes foram reconhecidas pelo trabalho desenvolvido e receberam destaque nas categorias formação; avaliação; projetos escolares; e engajamento.

O Programa Aprender Valor tem por objetivo apoiar Secretarias de Educação e escolas, estaduais e municipais, na implementação do ensino da educação financeira e da educação para consumo nas escolas públicas de Ensino Fundamental, de maneira transversal e integrada às disciplinas curriculares obrigatórias, conforme preconiza a Base Nacional Comum Curricular (BNCC).

Além disso, o Programa foi pensado para transformar a relação que crianças e adolescentes brasileiros têm com o dinheiro, buscando estimular os estudantes a desenvolver suas competências financeiras, para que estabeleçam relação consciente, responsável e autônoma com seus recursos financeiros desde a infância e, consequentemente, obtenham ao longo da vida melhor saúde e bem-estar financeiros para si próprios e para sua família.

A iniciativa conta com o financiamento do Fundo de Defesa de Direitos Difusos (FDD) do Ministério da Justiça e Segurança Pública e com a parceria do Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação da Universidade Federal de Juiz de Fora (CAEd/UFJF).

O Programa iniciou com a fase piloto, ainda em 2020, e contou com a participação de 6 estados, 257 municípios e 429 escolas. A fase de expansão ocorreu em 2021 e alcançou 26 estados mais o Distrito Federal, 1.766 municípios, 11.687 escolas e um universo de mais de 660 mil estudantes do 1º ao 9º ano. A Undime é parceira iniciativa desde o projeto piloto.

O vice-presidente da Undime, Marcelo Ferreira da Costa, parabenizou a todos que participaram do projeto piloto e os que já estão na fase de expansão. De acordo com ele, ainda no início dos anos 2000, já havia uma necessidade do que na época chamavam de matemática financeira, de uma aplicabilidade mais prática daquilo que era teórico para a vida dos alunos. "A parte teórica ensinava o aluno, mas não preparava ele para a vida e isso já era uma preocupação à época. Com a BNCC, a gente consolidou a ideia de que não é só ensinar a criança na escola, na sala, com quadro e giz, mas usar todas as ferramentas possíveis para que a gente possa exercitar cidadania com plenitude. Ensinar o cidadão não só a trabalhar para viver, mas perceber também a realidade financeira faz com que a escola assuma ainda mais o seu papel de formação para a cidadania".

Com o lançamento das adesões ao Aprender Valor para o ano que vem, qualquer escola de Ensino Fundamental da rede pública poderá aderir ao programa para o ano letivo de 2022. Para saber mais e realizar a adesão, acesse: https://aprendervalor.caeddigital.net/#!/programa 

Além da novidade referente às novas adesões, foram premiadas redes e escolas que se destacaram na fase piloto do Programa. Confira:

Destaque

Escola ou Instituição

Formação

Undime Paraná

Avaliação

Undime Ceará

Projetos Escolares

Undime Minas Gerais

Engajamento

Undime Ceará

Engajamento

SED - MS

Formação

EEF Isaías Cândido Rodrigues

Avaliação

E M da EF Vila do Rosário

Projetos Escolares

EMEF Coronel Humberto Bezerra

Engajamento

EEF Batistina Braga

Engajamento

EEF Elodia Tavares de Souza

Engajamento

EM Raimunda Coura de Barcellos

O evento foi transmitido pelo canal do Canco Central no Youtube e a íntegra pode ser assistida pelo link https://www.youtube.com/watch?v=vZvhu-jQdss 


Título original: Undime participa do reconhecimento das redes de ensino e escolas que se destacaram na fase piloto do Programa Aprender Valor e lançamento das adesões para 2022
 

Fonte/Fotos: Undime