Carregando

II Fórum de DME de Sergipe promove intercâmbio sobre gestão em rede

11/11/2021 | Undime Sergipe

A reunião, que retoma as atividades presenciais da instituição, ocorreu na biblioteca pública Ephifânio Dórea , em Aracaju

 

Com a finalidade de dialogar a Educação em rede e promover um intercâmbio de saberes, a União dos Dirigentes Municipais de Educação, seccional Sergipe (Undime/ SE), realizou nesta quinta-feira, 11, o II Fórum Extraordinário de Dirigentes Municipais de Educação de Sergipe. A reunião, que retoma as atividades presenciais da instituição, ocorreu na biblioteca pública Ephifânio Dórea , em Aracaju.

A abertura dos trabalhos foi realizada pela presidente da Undime/SE, professora Quitéria Lúcia, e logo em seguida o secretário de Estado da Educação, do Esporte e da Cultura, Josué Modesto dos Passos Subrinho, explanou sobre o “Diagnóstico Educacional dos Municípios Sergipanos”. “É um trabalho conjunto. Precisamos corrigir na base, desde a pré-escola, especialmente no bloco de alfabetização e letramento, e não conviver com as mazelas que chegam ao Fundamental 2 e ao Ensino Médio. Precisamos investir nisso. Nós, gestores municipais, precisamos aprender a fazer gestão de olho nos indicadores municipais, e isso é possível”, afirmou Quitéria Barros.

O secretário Josué Modesto iniciou sua fala parabenizando a Undime pelo evento. “Quero cumprimentar a nossa colega Quitéria Barros por esta iniciativa; por manter a chama acesa das nossas preocupações, nossas dificuldades e desse espírito de compartilhar informações, experiências que já foram consolidadas”, frisou.

Em seguida, o gestor estadual explanou sobre o levantamento de dados já disponíveis, mas que foram estruturados em um formato a fim de ser apropriado pelos dirigentes e suas equipes. O material foi organizado pela Associação Bem Comum, instituição que apoia Sergipe e os municípios sergipanos na implementação do programa Alfabetizar pra Valer.

O diagnóstico será disponibilizado para todos os municípios, cujos dados foram estruturados a partir dos Indicadores de Contexto do IBGE; Avaliação Nacional de Alfabetização (ANA) de 2016; Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica (Saeb); Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb); e Fluência em Leitura (Edição 2019). “Façamos um bom uso deste material e sigamos trabalhando juntos para o fortalecimento da aprendizagem das crianças sergipanas”, disse o secretário Josué Modesto.

Também foram abordados temas como a “Proposta de Formação sobre Regime de Colaboração para os Secretários Municipais, equipe e regionais”, pela professora Andrea Dantas, coordenadora da Ascam/Seduc. Em seguida, o Censo Escolar, com a professora Jucileide Aragão; Currículo Prioritário, com a professora Maria Regina Pereira; Competências Emocionais, também com a professora Maria Regina, e apresentação da Plataforma de Avaliação Diagnóstica do MEC, com a professora Denise Regina, coordenadora geral de Ensino Fundamental do MEC.


Título original: II Fórum Extraordinário de Dirigentes Municipais de Educação de Sergipe promove intercâmbio sobre gestão em rede

Fonte: Undime Sergipe

Fotos: Eugênio Barreto