Carregando

Painel permite comparar dados do Censo Escolar

03/11/2021 | Inep

Por meio do Mapa da Coleta, agora é possível verificar o número de matrículas informadas no Sistema Educacenso (em 2020 e 2021), a diferença entre os dois anos e o percentual de declaração atual

 


O Censo Escolar agora conta com um novo recurso para acompanhar os dados da pesquisa estatística. O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) disponibilizou, recentemente, o painel Análise Comparativa, por meio do qual é possível fazer comparações entre as informações declaradas nas edições de 2021 e 2020. Com isso, os gestores, assim como a população, podem verificar o andamento da coleta.

O novo painel faz parte do Mapa da Coleta do Censo Escolar e apresenta o percentual de declarações concluídas (referentes a 2021) por estado, município, dependência administrativa e também por escola. Desse modo, é possível verificar, por exemplo, o número de matrículas informadas no Sistema Educacenso (em 2020 e 2021) e, consequentemente, a diferença entre os dois anos, além do percentual de declaração do Censo Escolar 2021, em relação ao ano anterior. Como a plataforma permite aplicar cada um desses filtros, é possível obter as informações de acordo com os contextos de interesse.

Monitoramento – O Mapa da Coleta é um painel de acompanhamento da declaração do Censo Escolar que apresenta dados quantitativos de escolas e matrículas por unidade da Federação, município e dependência administrativa (municipal, estadual, federal e privada). A plataforma integra o InepData, um conjunto de painéis de BI (Business Intelligence) que facilita o acesso às informações produzidas pelo instituto.

Na primeira etapa do Censo Escolar, a chamada Matrícula Inicial (em andamento), o Inep disponibiliza, no Mapa da Coleta, quatro painéis específicos: Mapa das escolas; Matrículas; Escolas; Análise Comparativa. As informações servem como base para gestores educacionais, organizações da sociedade civil, pesquisadores, imprensa e população em geral.

Censo Escolar – Principal pesquisa estatística da educação básica, o Censo Escolar é coordenado pelo Inep e realizado, em regime de colaboração, entre as secretarias estaduais e municipais de Educação, com a participação de todas as escolas públicas e privadas do País. O levantamento abrange as diferentes etapas e modalidades da educação básica: ensino regular, educação especial, educação de jovens e adultos (EJA) e educação profissional.

As matrículas e os dados escolares coletados servem de base para o repasse de recursos do Governo Federal e para o planejamento e a divulgação de dados das avaliações realizadas pelo Inep. O censo também é uma ferramenta fundamental para que os atores educacionais possam compreender a situação educacional do Brasil, das unidades federativas e dos municípios, bem como das escolas, permitindo acompanhar a efetividade das políticas públicas.

Essa compreensão é proporcionada por meio de um conjunto amplo de indicadores que possibilitam monitorar o desenvolvimento da educação brasileira, como o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (ldeb), as taxas de rendimento e de fluxo escolar, a distorção idade-série, entre outros. Todos são calculados com base nos dados do Censo Escolar e parte deles servem de referência para as metas do Plano Nacional da Educação (PNE).

Acesse o painel Análise Comparativa

Acesse o Mapa da Coleta

Saiba mais sobre o Mapa da Coleta

Saiba mais sobre o Censo Escolar

Fonte: Inep

https://www.gov.br/inep/pt-br/assuntos/noticias/censo-escolar/painel-permite-comparar-dados-do-censo-escolar