6% dos municípios do país ainda não fizeram ou não informaram esse alinhamento
Dos 5.568 municípios brasileiros, menos de 350, ou seja 6%, não alinharam os currículos das redes de ensino à Base Nacional Comum Curricular (BNCC), conforme dados disponibilizados pela Undime, União Nacional dos Conselhos Municipais de Educação (Uncme) e secretarias de educação e registradas no Observatório da Implementação da BNCC e do Novo Ensino Médio.
Isso significa que esses 6% estão sem currículos para orientar as escolas, ou que os currículos foram elaborados sem considerar a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), ou ainda não informaram esse alinhamento e, por isso, estão com informações desatualizadas no Observatório. As redes que precisam informar a correta situação da implementação dos currículos devem preencher este formulário.
É importante lembrar que a BNCC, aprovada em 2017, define os direitos de aprendizagem e desenvolvimento de todos os estudantes da Educação Básica e é referencial obrigatório para os currículos das redes de ensino públicas e privadas, de acordo com normativa do Conselho Nacional de Educação (CNE).
Entre os 94% das redes brasileiras que estão com seus currículos alinhados, a grande maioria escolheu por aderir aos referenciais estaduais (76%); em seguida, as opções preferidas foram adaptar os documentos (17%) e criar um texto completamente novo (0,3%).
Para verificar qual a situação do currículo do seu município no Observatório, busque por ele neste link (é só selecionar o estado e o nome do município).
Se encontrar algum dado incorreto sobre o alinhamento do currículo em sua rede no Observatório, preencha este formulário para informar o erro.
Fonte: Movimento pela Base
Foto: Shutterstock