Carregando

Live do Inep vai orientar sobre dados do Censo Escolar

23/09/2021 | Inep

Evento será transmitido pelo canal do Inep no YouTube. Objetivo é orientar as escolas sobre o período de conferência de dados do Censo Escolar 2021

No dia 7 de outubro, às 15h, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) realizará uma live em seu canal do YouTube para orientar os gestores das escolas e redes sobre o período de conferência, confirmação e retificação dos dados declarados ao Censo Escolar 2021. Durante a atividade, os responsáveis poderão esclarecer as dúvidas de como conferir, confirmar e, se necessário, retificar as informações escolares do censo. Os dados estão disponíveis no Sistema Educacenso.

Durante este período, as escolas também poderão complementar as informações com dados que não foram informados no período de coleta da Matrícula Inicial, desde que as informações tenham como base a data de referência do Censo Escolar 2021 (26/5/2021), conforme Portaria n.º 264/2007.

Em caso de dúvidas sobre os procedimentos de conferência dos dados, os gestores podem enviar os questionamentos para o Inep até 29 setembro, por meio do link: https://forms.gle/uQxbELR1nK6oM4eFA. As principais perguntas serão selecionadas e esclarecidas durante a live.

Censo Escolar – Principal pesquisa estatística da educação básica, o Censo Escolar é coordenado pelo Inep e realizado, em regime de colaboração, entre as secretarias estaduais e municipais de Educação, com a participação de todas as escolas públicas e privadas do País. A pesquisa abrange as diferentes etapas e modalidades da educação básica: ensino regular, educação especial, educação de jovens e adultos (EJA) e educação profissional.

As matrículas e os dados escolares coletados servem de base para o repasse de recursos do Governo Federal e para o planejamento e a divulgação de dados das avaliações realizadas pelo Inep. O Censo também é uma ferramenta fundamental para que os atores educacionais possam compreender a situação educacional do Brasil, das unidades federativas e dos municípios, bem como das escolas, permitindo acompanhar a efetividade das políticas públicas.

O Censo Escolar também subsidia a produção de um conjunto amplo de indicadores, que possibilitam monitorar o desenvolvimento da educação brasileira, como o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (ldeb), as taxas de rendimento e de fluxo escolar, a distorção idade-série, entre outros. Todos são calculados com base nos dados do Censo Escolar e parte deles serve de referência para as metas do Plano Nacional da Educação (PNE).

Acesse o canal do Inep no YouTube

Acesse o Sistema Educacenso

Saiba mais sobre o Censo Escolar

Fonte: Inep
Título original: Live do Inep vai orientar gestores para conferência de dados do Censo Escolar