Carregando

Vencedores do PGE vão iniciar curso em Educação Digital

09/08/2021 | Consed

A live inaugural acontecerá hoje, dia 9 de agosto, às 20h

 

A Universidade Virtual do Estado de São Paulo (Univesp), em parceria com o Prêmio Gestão Escolar (PGE), realizado pelo Conselho Nacional de Secretários da Educação (Consed), União dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime) e Organização dos Estados Ibero-americanos para a Educação, a Ciência e a Cultura (OEI- Brasil), oferece a partir de 09 de agosto, o curso lato sensu “Especialização em Educação Digital”. A iniciativa terá como alunos, 522 profissionais selecionados pelo Consed, que atuam em 74 escolas públicas, das 81 vencedoras na etapa regional, do Prêmio Gestão Escolar 2020, localizadas em 65 municípios, espalhados por todos os estados brasileiros.  As unidades escolares foram reconhecidas pelas boas práticas adotadas durante a pandemia de Covid-19.  
A especialização explora conhecimentos e práticas fundamentais à promoção da educação digital. O curso, destinado a docentes e profissionais que atuam na gestão educacional, possui duração de seis bimestres e oferece duas possibilidades de certificação, ambas com carga horária de 400 horas: “Especialização em Educação Digital: ação gestora para uma atuação inovadora” e “Especialização em Educação Digital: ação docente para uma atuação inovadora”.  

A matriz curricular foi estabelecida com o objetivo de instrumentalizar profissionais da educação básica em relação aos princípios, metodologias e ferramentas tecnológicas que viabilizam o aprendizado digital e promovem melhorias na modalidade de ensino praticada. As disciplinas visam ampliar a qualificação e o letramento digital dos professores e gestores escolares.  

São diversas trilhas de formação, entre elas, a comum, que traça metas para familiarizar os estudantes com os princípios de funcionamento da educação digital em uma perspectiva inovadora, e as específicas, voltadas à preparação do gestor no melhor uso das tecnologias, além de convidar o educador para repensar o diálogo e a interação com o discente e os diferentes objetos educacionais diante de uma sociedade cada vez mais conectada.  

De acordo com a secretária de Estado da Educação, Juventude e Esportes (Seduc), de Tocantins, Adriana da Costa Pereira Aguiar, que representará o Consed na live inaugural, a parceria com a Univesp é importante porque vai contribuir para o desenvolvimento profissional das equipes escolares. "Eu tenho certeza que os nossos gestores, professores e técnicos, vencedores do Prêmio Gestão 2020, vão alcançar resultados ainda melhores com essa formação", acrescenta.
 
Para o presidente da Univesp, professor Rodolfo Azevedo, o curso reforça o papel da universidade como uma grande propulsora da educação superior a distância de qualidade. “Vamos levar especialização para unidades escolares com realidades diferentes, entre elas, rurais, quilombolas e indígenas, em um momento que a educação digital se faz muito necessária. Com a colaboração do Consed e parceria de todos os envolvidos na premiação, podemos contribuir para a transformação social, por meio do conhecimento”, ressalta.  

Live  – Início do curso   
A Univesp realizará duas transmissões ao vivo, que serão veiculadas pela Univesp TV e YouTube (https://youtu.be/lfCeTLUxfe4). A primeira Live Inaugural de boas-vindas acontecerá no dia 09/08, às 20h, com as participações do presidente da Univesp, professor Rodolfo Azevedo, da diretora acadêmica, professora Simone Telles, e da representante do Consed e secretária de Estado da Educação, Juventude e Esportes (Seduc), de Tocantins, Adriana da Costa Pereira Aguiar. No dia 16/08, às 19h, será a vez da Aula Magna, ministrada pela professora da Univesp,  Mônica Cristina Garbin.  

Prêmio Gestão Escolar (PGE) 2020   
O Prêmio Gestão Escolar é uma realização do Consed, Undime e OEI Brasil. Em 2020, foram reconhecidas práticas bem sucedidas das escolas que encontraram soluções durante a pandemia de Covid-19. A edição teve um recorde de inscrições com a participação de 5.212 escolas estaduais e 2.773 escolas municipais. Do total de 7.985 inscritos, 5.984 finalizaram o cadastro e passaram para a etapa de seleção, que escolheu as escolas referências por estado. No total foram 81 escolas vencedoras na etapa regional (três de cada unidade federativa). A grande premiada como “Referência Nacional” foi a Escola Professora Maria de Menezes Guimarães, de Itacuruba, em Pernambuco.

A iniciativa teve o patrocínio da Unesco e da Fundação Itaú para Educação e Cultura. Contou ainda com a parceria da Bett Educar, British Council, Embaixada Americana. Fundação Roberto Marinho, Fundação Santillana, Instituto Natura, Ministério da Educação, Unicef e Univesp.

Mais informações: https://www.premiogestaoescolar.com.br/   

Sobre a Univesp
Criada em 2012, a Universidade Virtual do Estado de São Paulo é uma instituição exclusivamente de educação a distância, mantida pelo Governo do Estado e vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SDE). Entre seus principais parceiros, destacam-se as universidades USP, Unesp, Unicamp e o Centro Paula Souza (CPS). A Univesp conta com mais de 46 mil alunos e está presente em 374 polos, localizados em 325 municípios, mais de 50% do território paulista, abrangendo 90% da população estadual. Além dos seis cursos oferecidos no vestibular: Letras, Matemática, Pedagogia, Bacharelado em Tecnologia da Informação (BTI), Bacharelado em Ciência de Dados e Engenharia de Computação, a universidade mantém estudantes matriculados em outros cinco: Biologia, Química, Física, Engenharia de Produção e Tecnologia em Gestão Pública (parceria com o CPS).  

Os cursos são realizados em ambiente virtual, que garante a interação do estudante com o facilitador, além de disponibilizar videoaulas, bibliotecas digitais e conteúdos pedagógicos. Todas as aulas e documentários podem ser acessados pelo canal oficial no YouTube, que já ultrapassou 1 milhão de inscritos.

Fonte: Consed 
Título original: Mais de 500 vencedores do Prêmio Gestão Escolar vão iniciar curso de especialização em Educação Digital
https://bit.ly/3fOxbEn