Carregando

Itaú Social UNICEF divulga OSCs para planos de educação integral

17/06/2021 | Programa Itaú Social UNICEF

As OSCs passaram por extenso processo formativo e de elaboração de planos de intervenção em seus territórios. Quarenta receberão até 100 mil cada para as implementações

 

A melhoria da educação pública no país passa pela ampliação do acesso às oportunidades que constroem conhecimento. E as  Organizações da Sociedade Civil (OSCs)  têm papel fundamental nisso. Para contribuir com o fortalecimento institucional destas organizações, o Programa Itaú Social UNICEF selecionou 40 OSCs para receber fomento financeiro e assessoria técnica. A proposta é acompanhá-las para a implantação de planos que promovam a educação integral e inclusiva de crianças e adolescentes. O processo seletivo contou com a participação de 1.529 instituições de todo o país, que tiveram a oportunidade de participar de um percurso formativo de cinco meses.

Foram selecionadas 12 organizações do Norte, 12 do Nordeste e oito do Centro-Oeste, que são regiões prioritárias para o Programa devido aos critérios de vulnerabilidades socioeconômicas e educacionais, e mais quatro OSCs do Sul e outras quatro do Sudeste. As instituições receberão até R$ 100 mil cada para implementarem um plano de intervenção no período de 18 meses. 

De acordo com o levantamento “A pandemia na ótica das OSCs: diagnóstico a partir de ações emergenciais, realizado pelo Itaú Social, a sustentabilidade financeira é apontada como o principal impacto da atual crise nas organizações, independente do seu porte. 83% consideraram um risco muito alto ou alto a redução das doações recebidas, 80% temiam a suspensão de recursos privados e 71% a suspensão dos recursos públicos vinculados ao atendimento.  

“A grande procura pelas OSCs em situações de crise é natural, mas elas não podem estar na pauta apenas nestas circunstâncias. A capacidade de atuação em favor de avanços sociais precisa ser sustentada de forma permanente. Por isso, fizemos uma proposta de realização do percurso formativo antes da seleção dos planos de intervenção, que teve o intuito de ampliar o acesso desse conteúdo para um número maior de organizações, que propôs uma reflexão ampla sobre o seu trabalho dentro do território, levando em conta o contexto da pandemia”, explica a gerente de fomento do Itaú Social, Camila Feldberg. 

Das inscritas, 687 concluíram as três estações do percurso. “Em cinco meses tivemos uma reflexão colaborativa entre os profissionais das organizações, o público atendido, seus familiares, comunidade e parceiros. Foi uma experiência muito rica no sentido de trazer um olhar atento aos seus territórios e ampliar parcerias com lideranças comunitárias, coletivos e outras instituições do entorno”, explica a oficial de Educação do UNICEF Brasil, Julia Ribeiro.

Os percurso formativo inseriu a temática da diversidade presente de maneira transversal, estimulando que as organizações tenham um olhar mais atento aos marcadores sociais de raça/etnia, gênero, sexualidade e pessoa com deficiência no momento de planejar a sua atuação institucional para uma educação integral e inclusiva de crianças e adolescentes.

“A seleção dos planos teve uma riqueza de olhares, com a contribuição de 138 profissionais avaliadores, além da participação das próprias organizações na análise das propostas”, comenta a gerente de Tecnologias Educacionais do CENPEC Educação, Beatriz Cortese. “As OSCs selecionadas priorizaram ações para a qualificação profissional dos seus colaboradores considerando a diversidade e ações afirmativas; diversificação nos materiais pedagógicos; educação ambiental; iniciativas para reverter índices de crianças e adolescentes em vulnerabilidade social, tais como combate ao trabalho infantil, ao uso de substâncias psicoativas e à violência. A exclusão escolar também será alvo das instituições, considerando o contexto da pandemia”, explica.

O Programa

Esta é a primeira edição do Programa, fruto dos 25 anos de experiências do Prêmio Itaú-UNICEF, ação que reconheceu centenas de iniciativas do terceiro setor na educação integral. É realizado pelo Itaú Social e UNICEF (Fundo das Nações Unidas para a Infância), com a coordenação técnica do CENPEC Educação, parceria da Fundação Roberto Marinho, Futura, Congemas (Colegiado Nacional de Gestores Municipais de Assistência Social) e Undime (União dos Dirigentes Municipais de Educação), além do apoio do Consed (Conselho Nacional dos Secretários de Educação) e Todos pela Educação. 

Confira as selecionadas:

OSC

CIDADE

ESTADO

Ação Social Arquidiocesana de Palmas

Palmas

TO

Associação Amazônica Tambor na Mata

Oriximiná

PA

Associação Bem Faz Bem

Campo de Goytacazes

RJ

Associação Beneficente Nana Iyaloode Aye - Abenaiya

Simões Filho

BA

Associação Beneficente Vida Nova

Várzea Grande

MT

Associação Camará Capoeira

Ponta Porã

MS

Associação Caminhando Para Mais Um Sonho

Várzea Grande

MT

Associação Cidadania, Social e Sustentabilidade - Acssus

Parintins

AM

Associação de Agricultores Alternativos

Igaci

AL

Associação dos Amigos do Menino Jesus

Óbidos

PA

Associação Educativa Livro em Roda

Conde

BA

Associação Laços de Bem

Catalão

GO

Associação Paraense de Apoio às Comunidades Carentes

Cametá

PA

Associação Ponto de Cultura Quilombo do Sopapo

Porto Alegre

RS

Associação Refúgio

Cambé

PR

Associação Educacional Esportiva e Social Voz Ativa

Manaus

AM

Casa da Cultura Centro de Form Art E Cul da Baix Flumin

São João do Mereti

RJ

Centro de Defesa dos Direitos Humanos Dom Oscar Romero - Cedhor

Santa Rita

PB

Centro de Documentação e Comunicação Popular - CECOP

Natal

RN

Centro de Educação e Organização Popular - CEOP

Picuí

PB

Centro de Integração de Redes Sociais e Culturas Locais - CIRANDAR

Porto Alegre

RS

Centro Projeto Axé de Defesa e Proteção à Criança e ao Adolescente

Salvador

BA

CIPÓ - Comunicação Interativa

Salvador

BA

Espaço Cultural Nossa Biblioteca

Belém

PA

Fundação Terezinha Mendes

Cáceres

MT

Grupo Assistencial Solar do Acalanto

Belém

PA

Instituto Aquífero Alter do Chão

Santarém

PA

Instituto de Arte e Educação Circo Multicor

Beberibe

CE

Instituto de Arte, Cultura e Desenvolvimento - RessoArte

Anastácio

MS

Instituto Desportivo da Criança

Cuiabá

MT

Instituto Horus, Cultura, Educação Integral e Desenvolvimento Humano

Rio de Janeiro

RJ

Instituto Peabiru

Belém

PA

Instituto Transformando Vidas (ITV)

Manaus

AM

Lar Santa Maria

Itiúba

BA

Núcleo de Desenvolvimento Humano e Econômico de Marabá- NDHE Marabá

Marabá

PA

Ong Paspas - Profissionais da Área de Saúde Promovendo Ações Sociais

Teixeira de Freitas

BA

Organização das Voluntárias de Goiás

Goiânia

GO

Organização Não Governamental Vokuim

Rubim

MG

Proame – Programa de Apoio a Meninos e Meninas/ Centro de Defesa da Criança e do Adolescente – Cedeca Bertholdo Weber

São Leopoldo 

RS

Projeto Oxente

Vitória da Conquista

BA


Fonte: Programa Itaú Social UNICEF
Título original: Programa Itaú Social UNICEF divulga as 40 organizações sociais que vão receber fomento para planos de educação integral
https://bit.ly/3q59Gei