Carregando

Undime Santa Catarina participa do encontro IntegrAÇÃO

07/06/2021 | Undime

Ciclo de conversas reúne as novas diretorias das seccionais, eleitas nos fóruns ordinários de 2021

 

A Undime Santa Catarina participou nesta sexta-feira (4) do encontro IntegrAÇÃO. Uma iniciativa inédita que vai reunir em 26 videoconferências, os novos integrantes eleitos nos Fóruns Ordinários da Undime em todos os estados do país, com o objetivo de dar boas-vindas e apresentar o modelo de organização e governança, a fim de estabelecer um trabalho articulado e coeso na defesa da educação pública.

Participaram da conversa a nova diretoria executiva da Undime/ SC, juntamente com o conselho fiscal e os membros do Conselho Nacional de Representantes estadual. No bate-papo foram tratados temas como Governança, Manual de Integridade e Compliance, Planejamento Estratégico, ações de incidência política e as estratégias da Undime: Busca Ativa Escolar e Conviva Educação.

Iniciada pelo presidente da Undime e Dirigente Municipal de Educação (DME) de Sud Mennucci/ SP, Luiz Miguel Garcia deu as boas vindas à nova gestão e parabenizou o trabalho que vem sendo feito pela seccional. “A Undime Santa Catarina é muito atuante e ativa em todas as nossas discussões no Colegiado Ampliado. Agradeço a participação, em nome da presidente Patrícia Lueders e do vice-presidente Alex Tardetti, e por esse momento de reflexão, aprendizagem e troca”.

Além do estatuto e regimento da instituição, o assessor jurídico da Undime, Dr. Evandro Borges, apresentou o Manual de Implementação da Política de Integridade e Compliance (Conformidade). O documento aprovado em dezembro de 2020, normatiza e torna público o seu protocolo disciplinando rotinas e procedimentos a serem observadas no âmbito da Undime (nacional) e de suas Seccionais.

A presidente da Undime Santa Catarina Patrícia Lueders, que é Dirigente Municipal de Educação de Blumenau e presidente da Undime Região Sul, parabenizou a iniciativa destacando a importância e a necessidade de tratar desses assuntos internos da instituição. “É fundamental termos esse conhecimento. Essa discussão, por mais que às vezes pareça conceitual é de extrema importância para os secretários”.

Na oportunidade, Patrícia agradeceu em nome dos 295 municípios do estado e falou da urgência de, cada vez mais, unificar a Undime. “Juntos, levamos  mais informações, políticas e comhecimento aos dirigentes municipais de educação”.

 

                                     

A Undime Santa Catarina participou do sexto encontro, de uma série de 26, que buscam estabelecer um trabalho estruturado e conectado em defesa da educação básica pública do país. Em todas as conversas são priorizadas a troca de experiência entre os novos integrantes e um aprofundamento sobre a importância da Undime e o trabalho desempenhado ao longo dos 34 anos de existência, na articulação, integração e mobilização dos dirigentes municipais de educação dos 5.568 municípios brasileiros.  

“O objetivo desses encontros é acolher os novos dirigentes que estão chegando, visto que muitos iniciaram a gestão nas secretarias de educação dos municípios em janeiro de 2021. Assim, faremos cumprir a missão da Undime para construir e defender a educação pública com qualidade social”, explica Luiz Miguel Garcia, presidente da Undime.

O próximo encontro IntegrAÇÃO Undime será no dia 10 de junho com a Undime Rio Grande do Norte.

Fonte: Undime
https://bit.ly/3w3YDUN