Carregando

Importação do Censo Escolar e cadastro de profissionais

27/04/2021 | Conviva

Os profissionais que trabalham na rede, sejam professores, motoristas, merendeiras ou técnicos da secretaria, entre outros, são os responsáveis por fazer as iniciativas da educação serem colocadas em prática e beneficiar o público de estudantes.

Ter os registros sobre cada uma dessas pessoas é, portanto, essencial para uma adequada gestão das equipes, para priorizar o que é possível de acordo com o grupo que está na ativa e integrar as ações que dependem de diferentes áreas. Na ferramenta de Profissionais do Conviva é possível cadastrar as informações de cada um e editá-las quando necessário, deixando os dados sempre atualizados. “Há mudanças que ocorrem ao longo do ano, como conclusão de cursos e demais formações dos profissionais, ou no final de cada semestre, como alterações de função dos servidores, e elas precisam ser registradas! Ao fim do mandato, no período de transição de gestão, é importante que se saiba quais pessoas estão disponíveis para o trabalho, suas qualificações, momentos de férias, licenças, faltas e aposentadoria. Só assim é viável garantir a continuidade das ações”, diz Leila Aparecida Rocha, articuladora do Conviva no Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Paraná. E completa: “Quando o preenchimento no Conviva é feito de forma cotidiana, isso tudo fica armazenado com segurança, mesmo com mudanças na secretaria”. 

Educacenso

Assim como na ferramenta Estudantes, a importação dos dados do Censo Escolar 2020 faz com que as informações em Profissionais sejam preenchidas automaticamente. Portanto, essa ação é essencial para o planejamento de estratégias e serve como base para outras ferramentas da plataforma. 

Destacamos que ​​​nem todos os profissionais estão contemplados nos dados do Censo Escolar (como os que trabalham no setor administrativo, por exemplo). E mesmo que seu município tenha feito a importação, manter os dados atualizados é essencial; Por meio da importação dos dados do Censo, a secretaria poderá realizar seu planejamento tomando como base dados oficiais, e basta atualizá-los para mantê-los sempre em dia. Com essas informações corretas, o uso de outras funcionalidades do Conviva que dependem dessa base fica facilitado, como o das ferramentas de Rotas do Transporte EscolarEstoques e Cardápio.

Assista ao vídeo de 2 minutos que explica o processo de importação e apresenta os benefícios para a rede. Confira o passo a passo da exportação e importação do Censo Escolar nesta reportagem.

Mas atenção:  dia 25 de maio é o último prazo para os municípios realizarem a importação no Conviva.     
Conte conosco! Em caso de dúvidas sobre a importação do educacenso, leia e assista aos vídeos dos recursos de ajuda, entre em contato ainda escreva para contato@convivaeducacao.org.br. 

Impacto com outras áreas

As rotinas da área da educação muitas vezes são realizadas por profissionais de diferentes formações e setores. Por exemplo: saber quantos professores estão disponíveis para atender as novas turmas de educação infantil faz com que a secretaria verifique a necessidade de organizar processos seletivos. Ou, se está prevista progressão de carreira e aumento de salário, a área financeira precisa realizar os cálculos necessários para os pagamentos. E ainda: se há número limitado de motoristas, as rotas de transporte escolar precisam ser revistas para atender a demanda. Ter esse panorama geral e informações atualizadas possibilitam a efetivação de iniciativas articuladas.

A área de conteúdo sobre Gestão de Pessoas do Conviva contribui para a gestão da vida funcional dos profissionais da educação municipal. Ela é dividida em cinco temas: organização, seleção e contratação, vida funcional e carreira, despesa com pessoal e rotina. Acesse!

Como fazer um uso qualificado da ferramenta

ferramenta de Profissionais tem duas partes, que são os cadastros e os relatórios:

- Em cadastros, insira novos profissionais e preencha os dados gerais, matrículas, formações, aperfeiçoamentos, licenças, afastamentos, férias e faltas.

- Utilize algum dado cadastrado usando os filtros disponíveis (regime trabalhista, cargo, lotação, afastamento ou maior nível de escolaridade concluída). Também veja as informações de pontuação para progressão na carreira;

- No filtro “por regime trabalhista”, veja quem é concursado, contrato, funcionário de empresa terceirizada ou tem cargo em comissão, por exemplo; e no filtro “por lotação” verifique em que setor ou local o profissional trabalha;

- Em relatórios, tenha um panorama dos afastamentos e faltas dos profissionais;

- Nessas duas abas é possível exportar os dados para uma planilha e até imprimir. Essa funcionalidade pode ser útil para compartilhamento das informações com a área de recursos humanos da prefeitura, por exemplo, ou com outros setores;

- Também é possível importar os dados dos profissionais que já estejam registrados em uma planilha (de formato .csv) diretamente para o Conviva;

- Outra ferramenta do Conviva, chamada Configurações, possibilita que os cadastrados na plataforma criem novos cargos e formações, por exemplo, para que o preenchimento da ferramenta de Profissionais exiba os termos e palavras familiares ao contexto de sua rede.

- A ferramenta de Profissionais tem duas páginas que apresentam informações úteis: a de Introdução e a de Dúvidas Frequentes.

A articuladora Leila lembra que é possível inserir anexos comprovando as informações disponíveis, como certificados, atestados médicos e demais documentos, deixando organizadas, em um só lugar, as informações dos cadastrados. “Os papéis que normalmente são armazenados em pastas podem ser dispensados, porque os arquivos digitais cumprem com o objetivo de reunir as informações, com precisão e rapidez”, diz.