Carregando

Censo Escolar: retificações podem ser feitas a partir de 22/04

20/04/2021 | Inep

Escolas terão até 7 de maio para alterar ou complementar informações da Situação do Aluno. Dados serão publicados, preliminarmente, no Diário Oficial da União 

 

O período para retificação das informações referentes à segunda etapa do Censo Escolar 2020 começa no dia 22 de abril. A partir de então, as escolas terão até 7 de maio para conferir e, caso necessário, alterar os dados no Sistema Educacenso. Também será possível inserir informações não declaradas durante a coleta. Vale destacar que os dados informados pelas escolas serão publicados, preliminarmente, no Diário Oficial da União (DOU), antes da reabertura do sistema.

Após o fim do prazo para os ajustes, os dados serão validados e confirmados para publicação, em definitivo. Os resultados da segunda etapa serão divulgados pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) em junho. 

Essa etapa da pesquisa apura informações sobre a chamada Situação do Aluno, para coleta das informações sobre o movimento e o rendimento dos estudantes, ao término do ano letivo. A partir desse levantamento, é possível mensurar quantos alunos foram aprovados, reprovados, transferidos, abandonaram a escola ou faleceram. 

Impactos da pandemia – Para a coleta da Situação do Aluno 2020, o Inep desenvolveu um formulário específico, com o objetivo de levantar informações sobre as estratégias adotadas pelas escolas para lidar com os desafios impostos pela pandemia de COVID-19 no Brasil. Com isso, o resultado da pesquisa será importante para elaborar estratégias e políticas alinhadas às consequências da crise sanitária no ensino e na aprendizagem. 

Data de referência – É importante destacar que, no Censo Escolar 2020, o Inep alterou a data de referência da pesquisa, de maio para março, em virtude da pandemia e da interrupção das atividades presenciais na maior parte das escolas brasileiras. Nesse sentido, vale ponderar que os resultados da primeira etapa, divulgados em janeiro, retratam a situação das escolas em um contexto anterior à crise sanitária, não refletindo, ainda, os impactos da pandemia na educação. 

Censo Escolar – Principal pesquisa estatística da educação básica, o censo é coordenado pelo Inep e realizado, em regime de colaboração, entre as secretarias estaduais e municipais de Educação, com a participação de todas as escolas públicas e privadas do país. O levantamento abrange as diferentes etapas e modalidades da educação básica: ensino regular, educação especial, educação de jovens e adultos (EJA) e educação profissional. A pesquisa coleta dados com base nos documentos administrativos das escolas e redes de ensino, por meio do Sistema Educacenso.

Acesse a Cartilha do Módulo Situação do Aluno 2020

Saiba mais sobre a coleta da Situação do Aluno 2020 

Assista à live sobre como declarar os dados da 2ª etapa 

Saiba mais sobre o Censo Escolar

 

Fonte: Inep
Foto: Reprodução/TV TEM
Título original: Período para retificar informações começa em 22 de abril
https://bit.ly/3xm87fk