Carregando

Avaliação e Monitoramento dos Planos Municipais de Educação no Conviva

29/03/2021 | Conviva Educação

Os Planos Municipais de Educação (PME) foram construídos pelas secretarias de educação e aprovados como leis em 2015. Suas metas têm como base o Plano Nacional de Educação (PNE), e seguem o mesmo tempo de vigência, dez anos.

No Conviva, a área de conteúdo colabora com as equipes das secretarias orientando a elaboração, revisão ou reelaboração do plano e a ferramenta do PME foi criada para o registro, monitoramento e avaliação das ações propostas.

Passados cerca de seis anos de aprovação do PME, quais foram os avanços e conquistas da educação em sua localidade? Quais metas e estratégias não puderam ser atingidas e por quê? 

Para responder essas perguntas e garantir uma transição de gestão transparente, sua equipe deve manter atualizados os dados da ferramenta e ter um panorama completo do andamento do trabalho. O ideal é que essas e outras atividades que orientam a secretaria sejam feitas ao longo do ano. Manter esses dados atualizados na ferramenta orienta a rotina das secretarias, e permite visualizar o que deve ser priorizado em relação ao PME com os planos nacional e estadual de educação.

Importante lembrar que o Plano não é limitado ao mandato dessa prefeitura ou anterior, mas sim uma política educacional. Por isso, a gestão atual precisa estar preparada para partir da realidade existente e então planejar os próximos passos até a conclusão da vigência do PME. Além disso, ter as informações sobre o PME arquivadas em um local de fácil acesso facilita a organização da secretaria, que ainda pode compartilhar as atividades com outros órgãos e a comunidade, já que a continuidade das ações e o foco no PME deve ser um trabalho constante nos municípios.

Na área de conteúdo também está indicada a diferença entre monitoramento e avaliação das políticas públicas: enquanto o monitoramento é o acompanhamento contínuo das ações realizadas e produz resultados parciais sobre o alcance das metas, a avaliação é o processo que atribui valor aos resultados obtidos até aquele momento. A ferramenta de PME favorece esse trabalho de organização do monitoramento e da avaliação, pois utilizando-a é possível verificar as ações em andamento, como também, as que ainda não foram realizadas, podendo assim, definir estratégias para as atividades futuras.

Veja mais dicas para o uso qualificado da ferramenta de Plano Municipal de Educação:

- Se o seu município não registrou o seu PME no Conviva, basta acessar a ferramenta e preencher as metas, estratégias de metas e ações, sempre relacionadas ao Plano Nacional de Educação;

- Se sua secretaria já inseriu o PME no Conviva, mas não está com os dados atualizados, não perca tempo: é possível colocá-los em dia agora mesmo! Para isso, entre na ferramenta, escolha a opção “avaliação e monitoramento” e altere o estágio de cada uma das metas;

- Identifique na sua secretaria quem deve ser o responsável por captar as informações com os diferentes setores da secretaria, com o Fórum Municipal de Educação e Conselho Municipal de Educação, e então atualizar a ferramenta com regularidade;

- A página inicial da opção “avaliação e monitoramento” mostra um painel com um resumo do andamento do PME. Clicando em “visualizar indicadores”, sua equipe visualiza dados quantitativos, com gráficos que mostram o histórico de cada meta;

- Use os vídeos tutoriais para ver o passo a passo do preenchimento da ferramenta, no item Monitoramento e Avaliação;

- É possível imprimir as informações registradas na ferramenta. Basta clicar no ícone de impressora; 

- O Usuário Principal cadastrado no Conviva de seu município é quem libera a permissão de edição e visualização das ferramentas da plataforma: se você precisa alterar os dados registrados, verifique se tem essa permissão ou então peça a mudança ao usuário principal.