Por meio de debates e trocas de experiência entre diversos atores envolvidos espera-se que o evento estimule e inspire o comprometimento com a promoção do Direito à Identidade, enquanto direito humano fundamental
A Undime participa nesta terça-feira (16) às 16h da Semana Nacional de Mobilização para o Registro Civil de Nascimento e a Documentação Básica, realizada de 15 a 19 de março pela Coordenação-Geral de Promoção do Registro Civil de Nascimento do Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos.
A Dirigente Municipal de Educação de Apucarana/ PR e Presidente da Undime Paraná, Marli Fernandes participa da Mesa 2: "Gestão das políticas públicas de sub-registro e documentação básica", ao lado de representantes do Colegiado Nacional de Gestores Municipais da Assistência Social (Congemas) e do Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems). A moderação será feita por Maurício José Silva Cunha, da Secretaria Nacional da Criança e do Adolescente.
Além de um bom diagnóstico e plano adequado para o enfrentamento do sub-registro e da “indocumentação”, a gestão das ações realizadas no dia a dia são parte importante para o sucesso das Políticas Públicas. Nesse contexto, esta mesa tratará do papel do agente público como gestor da política, estabelecendo rotinas e realizando parcerias que contribuam para a erradicação do sub-registro civil de nascimento e a substancial ampliação do acesso à documentação básica.
Assista pelo Youtube: https://www.youtube.com/watch?v=zZaJA6Bkf4w
Sobre o evento
A Semana Nacional de Mobilização tem como objetivos gerais:
> Envolver agentes públicos de direitos civis, políticos e sociais, governamentais e não governamentais, com o intuito de alcançar a universalização do registro civil de nascimento e da documentação básica a toda a população brasileira; e
> Contribuir para assegurar a sustentabilidade do esforço de erradicação do sub-registro e da universalização do acesso à documentação básica, garantindo que os índices de sub-registro não voltem a crescer e que os registros tardios sejam recuperados ainda na infância.
Por meio de exposições, debates e trocas de experiência entre diversos atores envolvidos na temática do Registro Civil de Nascimento e da Documentação Básica, espera-se que a Semana Nacional de Mobilização possa estimular e inspirar o comprometimento de cada um com a promoção do Direito à Identidade, enquanto direito humano fundamental.
Fonte: Undime com informações do Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos
https://bit.ly/2P0QGzf