Carregando

Undime/ RJ realiza encontro para novos gestores

11/02/2021 | Undime

A presidente da seccional e o presidente nacional da Undime recepcionaram os novos dirigentes municipais de educação e apresentaram as principais ações da instituição

 

A Undime/ RJ realizou nesta quarta-feira, dia 10 de fevereiro, o Encontro Estadual de Gestores Municipais, destinado aos novos dirigentes municipais que assumiram as secretarias de educação fluminenses a partir de janeiro de 2021. O encontro foi presencial, realizado na capital do estado e, em respeito aos protocolos sanitários, teve público reduzido.

Na pauta das atividades do dia, teve um momento de apresentação da Undime feito pela presidente da seccional, professora Stella Salomão, Dirigente Municipal de Educação (DME) de Angra dos Reis/ RJ e pelo presidente nacional da Undime, Luiz Miguel Martins Garcia, DME de Sud Mennucci/ SP.

Garcia aproveitou para reforçar que este momento é fundamental para os municípios. "Agradeço imensamente o convite da presidente Stella e dou boas-vindas aos novos gestores. A Undime é, sem dúvida, um importante instrumento para a a melhoria da gestão e organização nos municípios, apoiando os gestores em todos os momentos, sobretudo agora nesse início de gestão”.

Na ocasião, Luiz Miguel fez a entrega simbólica, aos prefeitos e vice-prefeitos presentes, dos materiais produzidos pela Undime em apoio às novas gestões: a “Agenda dos Cem Primeiros Dias - Orientações ao Dirigente Municipal de Educação”; o “Caderno de Orientações ao Dirigente Municipal de Educação - Fundamentos, Políticas e Práticas”; e o “Folheto Excelência na Gestão da Educação Municipal - Informações importantes”. Estes materiais estão sendo distribuídos gratuitamente na versão impressa para os dirigentes de educação dos 5.568 municípios do país. As versões online já encontram-se disponíveis. Clique aqui.  

Sobre os materiais, Garcia diz que o objetivo é colaborar com o processo de planejamento, implementação, monitoramento e avaliação de projetos, programas e políticas educacionais no âmbito municipal. "Dessa forma, os conteúdos desses materiais contribuirão para que os gestores públicos consigam assegurar o direito e o acesso à educação pública com qualidade social a todas as crianças, adolescentes, jovens, adultos e idosos de cada município". 

Durante a programação do encontro também foi apresentado pelo Secretário de Estado de Educação do RJ, Comte Bittencourt, o Programa Rio+Alfabetizado. Outros temas pertinentes ao cenário atual foram abordados para os novos gestores, como: “Desafios da Educação Brasileira no contexto da pandemia e pós-pandemia”, que teve palestra ministrada por Camilla Maia Franco, Sanitarista, Mestre em Saúde Coletiva (UFF), Especialista em Saúde da Família (ENSP/Fiocruz); o “Impacto da pandemia de covid-19 na qualidade do ensino e nas avaliações do MEC a partir dos dados sobre aprovação e desempenho escolar”, que foi abordado pelo ex-Ministro da Educação,  José Henrique Paim, diretor do Centro de Desenvolvimento da Gestão Pública e Políticas Educacionais; e, por fim, “Os efeitos do Fundeb Permanente na Educação Brasileira e os desafios do Gestor”, com Carlos Eduardo Sanches, especialista em Financiamento da Educação.

Fonte: Undime com informações da Undime/ RJ
Fotos: Undime/ RJ
https://bit.ly/3qbs70c