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Novidades no Conviva para as escolas

06/11/2020 | Conviva Educação

Na plataforma Conviva, algumas ferramentas podem ser utilizadas pelas equipes de cada uma das escolas, favorecendo a atualização de informações sobre o que ocorre no dia a dia. O profissional de cada escola cadastrado no Conviva pode, por exemplo, incluir dados sobre os professores que atuam em sua unidade ou alterar informações sobre os estudantes. Esses dados são visualizados pelas secretarias de educação, possibilitando o acompanhamento do trabalho feito nas unidades escolares e uma visão geral da rede. Esse diálogo constante contribui com uma gestão qualificada e favorece a organização das políticas, que passam a ser realizadas com base em dados reais (clique aqui e assista ao vídeo sobre Relacionamento entre Secretarias Municipais de Educação e Escolas).


Para contribuir com esse processo, duas novas funcionalidades nas ferramentas de Escolas e Matrículas e de Plano de Ação foram lançadas no Conviva:


1) Na ferramenta de Escolas e Matrículas, agora é possível incluir anexos. Entre as sugestões de documentos referentes à escola estão: regimento escolar, Projeto Político Pedagógico, documentação sobre a vida legal da escola (decreto ou lei que instituiu a escola, projetos arquitetônico, estrutural, hidráulico e prevenção de incêndios, energia elétrica e comunicação), laudos anuais de vistoria do Corpo de Bombeiros e Vigilância Sanitária, atas do Conselho Escolar e de Classe, relatórios de fechamento anual, cópia do arquivo do Censo Escolar etc. Veja abaixo a imagem para localizar mais facilmente a aba de Anexos na ferramenta:


2) Na ferramenta de Plano de Ação, os profissionais visualizam e editam os Planos vinculados especificamente à sua escola. Sobre isso, há três situações:
- Se a equipe da Secretaria cria um novo Plano de Ação, deve selecionar a escola no campo “Escola/Local envolvido”, conforme imagem abaixo:


- Se a equipe da Secretaria quiser compartilhar o Plano de Ação de uma escola para as demais, deve selecionar a escola no campo “Escola/Local envolvido” (conforme imagem acima); 
- Se a equipe da escola cria um Plano de Ação, não visualiza o item “Escola/Local envolvido”. Se a Secretaria não vincular o Plano a outras escolas, o acesso ao item continua exclusivo.

 

Veja alguns lembretes sobre o uso das ferramentas pelas escolas
1)    Cada escola de seu município pode ter um profissional cadastrado no Conviva. A escolha do representante é sua, mas recomendamos que seja o diretor ou diretora;
2)    O Usuário Principal de cada município (Dirigente Municipal de Educação ou outro profissional indicado por ele) é responsável por liberar o acesso das ferramentas conforme a necessidade de cada usuário cadastrado. Isso é feito na área Minha Equipe, na opção Equipe das Escolas (veja mais detalhes na página de Introdução).