Aplicação do estudo principal foi adiada para 2022, em função da pandemia de Covid-19. Amostra das escolas selecionadas permanece a mesma
A aplicação do pré-teste do Programa Internacional de Avaliação de Estudantes (Pisa) está prevista para maio de 2021. O objetivo dessa etapa é aperfeiçoar a avaliação e verificar o funcionamento dos itens da prova. O estudo principal da próxima edição foi adiado para 2022, em virtude da pandemia de Covid-19. Os preparativos seguem em todos os países participantes.
Mesmo diante do adiamento, a amostra das escolas selecionadas não será alterada. Contudo, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) fará um novo contato com as instituições de ensino para confirmar o interesse em participar desta edição do programa.
O Pisa avalia três domínios — leitura, matemática e ciências — em todas as suas edições. Cada edição conta com um domínio principal. Desse modo, os estudantes respondem a um número maior de itens dessa área do conhecimento específica. O Pisa 2022 se concentrará em matemática, com uma avaliação adicional de Letramento Financeiro e um teste, inédito, de Pensamento Criativo.
Os resultados do programa permitem que cada país avalie os conhecimentos e as habilidades dos seus estudantes em comparação a outros países. O Pisa também permite um intercâmbio de políticas e boas práticas entre as nações e economias participantes, o que serve como subsídio para a formulação de estratégias e programas educacionais, com o objetivo de aumentar a qualidade e aperfeiçoar a equidade da aprendizagem.
Adiamento – A próxima edição do Pisa estava prevista para ocorrer em 2021. Entretanto, com as dificuldades impostas pela pandemia, os países-membros e associados da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) decidiram adiar a aplicação do estudo principal de 2021 para 2022. Com isso, o Pisa 2024 será realizado em 2025.
Pisa – Realizado a cada três anos pela OCDE, o Pisa é um estudo comparativo internacional que oferece informações sobre o desempenho dos estudantes na faixa etária dos 15 anos, idade em que se pressupõe o término da escolaridade básica obrigatória na maioria dos países. Desde a primeira edição, em 2000, o número de países e economias participantes aumenta a cada ciclo. Na última edição, em 2018, as provas e os questionários foram aplicados em mais de 80 países. Há uma coordenação nacional em cada país participante. O Inep é responsável pelo planejamento e a operacionalização no Brasil, que participa do programa desde a primeira edição.
Fonte/ Foto: Inep