Desde março, na tentativa de diminuir a disseminação da covid-19, foram adotadas medidas de distanciamento e isolamento social. No entanto, tais medidas podem repercutir, também, na saúde mental de toda a população, tendo outras consequências, como: aumento do estresse, ansiedade e depressão – causando sofrimento psíquico e emocional.
Diante desse cenário, a Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP) desenvolveu o aplicativo COMVC, criado, inicialmente, com o objetivo de promover o cuidado da saúde mental dos colaboradores do Hospital das Clínicas da Universidade de São Paulo, através de ações de promoção à saúde, prevenção e tratamento das reações ao estresse e a outros transtornos mentais.
Pensando nos impactos da pandemia na comunidade escolar, a Faculdade de Medicina da USP disponibilizou o aplicativo COMVC também aos professores, como um Equipamento de Proteção Individual (EPI) de apoio a saúde mental.
O aplicativo é gratuito e, a partir da avaliação de saúde mental, o professor recebe texto e vídeos psicoeducativos e, caso apresente um quadro clínico que necessite de suporte, é referenciado para o TelePSI, que oferece teleconsulta psicológica e psiquiátrica de segunda a sexta, das 8h às 20h.
O aplicativo está disponível para download para Android e iOS.
Fonte: Undime