Carregando

Textos e vídeos sobre educação infantil no Conviva

01/09/2020 | Conviva Educação

O trabalho com crianças de creche e pré-escolas exige muito sensibilidade, profissionalismo e constante atualização.

Nesta reportagem, reunimos alguns dos materiais sobre Educação Infantil disponíveis no Conviva para apoiar a formação continuada e pesquisas dos profissionais da educação. Veja arquivos da Biblioteca e vídeos realizados recentemente:

1) Videoconferência sobre perspectivas da Educação Infantil realizada dia 28 de agosto de 2020. Conversamos com Vital Didonet (especialista em Educação Infantil e políticas públicas na Rede Nacional da Primeira Infância/RNPI), Cida Camarano (Movimento Interfóruns de Educação Infantil do Brasil/MIEIB) e Luiz Miguel Martins Garcia (presidente da Undime e Dirigente Municipal de Educação de Sud Mennucci/SP). Acompanhe abaixo ou assista depois acessando a Galeria de vídeos.

 

2) Desafios do acesso à creche no Brasil - Subsídios para o debate: material elaborado pela Fundação Maria Cecília Souto Vidigal disponível neste link.

 

3) Na Videoconferência sobre Parâmetros Nacionais da Qualidade da Educação Infantil exibida em 22 de julho, participaram Beatriz Ferraz (doutora em Educação e diretora da Escola de Educadores) e Patrícia Lueders (Presidente da Undime Santa Catarina, Presidente da Undime Região Sul e Dirigente Municipal de Blumenau/SC). Os Parâmetros foram desenvolvidos pela Escola de Educadores por iniciativa do Movimento pela Base e da Fundação Maria Cecilia Souto Vidigal com apoio da Undime, e o material está disponível aqui.

 

4) Como voltar às atividades na educação infantil? Recomendações aos municípios para a retomada no contexto da pandemia de Covid-19, documento criado pela Fundação Maria Cecília Souto Vidigal que você encontra em nossa Biblioteca.

 

5) Videoconferência transmitida em 24 de abril de 2020 com o tema: a Educação Infantil e suas possibilidades durante a pandemia. Os participantes foram Luiz Miguel Garcia, Dirigente Municipal de Educação de Sud Mennucci e Presidente da Undime, Maria Regina dos Passos, Doutora em Linguística Aplicada e Mestre em Psicologia da Educação, e Beatriz Abuchaim, Gerente de Conhecimento Aplicado da Fundação Maria Cecília Souto Vidigal. Veja a seguir:

 

6) História e cultura africana e afro-brasileira na educação infantil: publicação do Ministério da Educação. Baixe o material.

 

7) Subsídios para a elaboração de protocolos de retornos às aulas na perspectiva das redes municipais de educação, criado pela Undime. Acesse aqui.

 

8) Na videoconferência de 1 de agosto de 2019 sobre Avaliação na Educação Infantil, participaram (Rita Coelho, do Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação da Universidade Federal de Juiz de Fora, em Minas Gerais), Patrícia Lurdes (Presidente da Undime Santa Catarina e Dirigente Municipal de Educação de Blumenau, em Santa Catarina), Viviane Pinto (da Diretoria de Avaliação da Educação Básica/DAEB) do Inep) e Daniel Santos (Professor da Faculdade de Economia e Administração da Universidade de São Paulo/USP, de Ribeirão Preto, e consultor da Fundação Maria Cecilia Souto Vidigal). Veja na íntegra abaixo:

 

9) Em 29 de maio de 2018, videoconferência foi sobre Educação Infantil na Base Nacional Comum Curricular. Nossa entrevistada foi Carolina Helena Micheli Velho, que ocupava o cargo de Coordenadora Geral de Educação Infantil no Ministério da Educação. Assista: