Carregando

Undime São Paulo está mobilizada pela provação do Novo Fundeb

29/06/2020 | Undime

Seccional paulista enviou carta ao parlamentares reinvindicando aprovação imediata do Fundeb permanente; ação faz parte da mobilização #UndimePeloFundeb

Em carta assinada pela presidente da Undime São Paulo e Dirigente Municipal de Educação de Atibaia (SP), Márcia Bernardes, a seccional se diz solidária e atenta ao anseio dos 645 gestores públicos educacionais dos municípios paulistas, e solicita, aos representantes eleitos dos cidadãos, a urgente aprovação da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 15/2015 para tornar o Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb) permanente e partir do ano subsequente.

O texto afirma ainda que se o Fundeb for extinto em 2020, considerando que a vigência dele expira no fim deste ano, grande parte das cidades da unidade federativa paulista não terá recursos financeiros suficientes para a continuidade dos trabalhos educacionais e, igualmente, dos diversos investimentos na Educação. Como reflexo dessa hipótese, o término do fundo contábil ocasionaria uma crise sem precedentes para os municípios com poucos, ou nenhum, recursos.

"(...) acreditamos, ainda, que o desenvolvimento do Brasil e o aumento das oportunidades estão ligados a Educação que é provida por meio da gestão democrática, da ação pública e do regime de colaboração entre os entes federados. É por isso que a Undime São Paulo almeja, imediatamente, a aprovação da PEC que também intenciona pelo aumento progressivo do percentual de complementação da União, entre outros aspectos fundamentais e urgentes".

Clique aqui para ler a carta na íntegra.

Fonte: Undime

Notícias Relacionadas