Materiais serão distribuídos após a reabertura das escolas
O Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), vinculado ao Ministério da Educação, abriu o sistema de reserva técnica nesta quarta-feira, 10, para o pedido de livros didáticos extras. Mantida pelo FNDE, essa reserva de material didático serve para auxiliar as escolas que não conseguiram suprir a demanda mesmo com o remanejamento dos livros. Nesses casos, gestores escolares devem acessar o sistema para fazer seus pedidos.
Neste primeiro momento, o sistema estará aberto para que as secretarias de educação avaliem as demandas de livros que não foram atendidas no remanejamento entre escolas. Representantes das secretarias de educação dos estados e municípios têm até dia 16 de junho para validar esses pedidos, que foram automaticamente migrados para a ferramenta de reserva técnica.
Em seguida, de 18 a 26 de junho, as escolas terão acesso ao sistema para fazer pedidos de novos exemplares. Por fim, de 18 a 30 de junho, o sistema estará aberto para as secretarias de educação validarem essas novas demandas das escolas e registrarem seus próprios pedidos, observando o limite de até 3% que cada rede tem direito.
Para auxiliar escolas e redes de ensino, o FNDE disponibilizou em seu Portal Eletrônico um manual sobre como acessar o sistema de reserva técnica para fazer pedidos de livros e validação de demandas. “É importante ressaltar que o FNDE somente poderá fazer a entrega dos materiais demandados quando as escolas forem reabertas”, afirma Nadja Cezar, coordenadora-geral dos Programas do Livro do FNDE.
Fonte: FNDE