Carregando

Saeb 2019: 35% das escolas já estão cadastradas para ver resultados

20/05/2020 | Inep

Os resultados preliminares do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) 2019 serão divulgados em 31 de maio, para as escolas participantes. O Sistema Saeb está aberto, desde 12 de maio, para o cadastro do representante legal de cada unidade educacional, do ensino fundamental e médio, que participou da aplicação dos testes. O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), responsável pela aplicação da avaliação em 73.586 escolas de todo o país, identificou, até a manhã desta terça-feira, 19 de maio, 25.819 registros concluídos, o equivalente a 35% das unidades participantes. As escolas podem cadastrar seus representantes no Sistema Saeb até o dia 15 de junho, quando termina o período para verificação dos dados e interposição dos recursos.

O Sistema Saeb foi desenvolvido para a edição 2019 e, por isso, os diretores e/ou representantes escolares que tinham acesso à plataforma em edições passadas devem efetuar um novo cadastro. Só é possível realizar o registro de um representante por escola. A equipe da Diretoria de Avaliação da Educação Básica do instituto preparou um guia de acesso para esclarecer as dúvidas a respeito do preenchimento. Além disso, foi criada uma caixa de mensagens apenas para perguntas a respeito do cadastro, o sistemasaeb@inep.gov.br.

O Inep articulou uma parceria com interlocutores das secretarias de Educação dos estados e Distrito Federal para reforçar os contatos com os diretores das redes de ensino. O diálogo com os interlocutores fortalece a disseminação das informações necessárias para consultar os dados.

Serão publicados os resultados das escolas públicas por etapa avaliada (5º e 9º anos do ensino fundamental; 3ª e 4ª séries do ensino médio tradicional e integrado) que participaram com no mínimo dez estudantes presentes no momento da aplicação dos instrumentos e que, cumulativamente, atingiram taxa de participação de pelo menos 80% dos estudantes matriculados, conforme Portaria n.º 366, de 29 de abril de 2019. As escolas que participaram por amostra não terão resultados divulgados individualmente. Estes irão compor os dados por unidade da Federação, região geográfica e Brasil.

Inovações 2019 – Pela primeira vez, o Saeb aplicou testes para uma amostra de estudantes do 2º ano do ensino fundamental. As habilidades avaliadas foram apropriação de escrita alfabética, leitura, produção textual e matemática. Professores e diretores da educação infantil responderam questionários eletrônicos que fornecem subsídios para a formulação de um estudo-piloto sobre o ambiente educacional em creches e pré-escolas.

A edição contou com a participação de 7,6 milhões de estudantes matriculados em 291 mil turmas em todos os sistemas de ensino das cinco regiões do país. Os resultados de aprendizagem dos estudantes, aferidos no Saeb, juntamente com as taxas de aprovação, reprovação e abandono, apuradas por meio do Censo Escolar, compõem o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb). A divulgação do Ideb e dos resultados finais do Saeb deve ocorrer no segundo semestre.

Faça o cadastro no Sistema Saeb

Consulte o Guia de Acesso ao Sistema Saeb

Tire suas dúvidas para se cadastrar no Sistema Saeb

Envie um e-mail para sistemasaeb@inep.gov.br

Fonte/ Foto: Inep

https://bit.ly/2Xi0V2z 

Título original: 35% das escolas participantes do Saeb 2019 já estão cadastradas para verificar resultados preliminares