Carregando

Cursos a distância e gratuitos para profissionais da educação

24/07/2020 | Conviva Educação

No momento em que o isolamento social é a melhor forma de conter o avanço do novo coronavírus, a tecnologia é uma grande aliada: mesmo dentro de casa, o uso da internet pelo computador ou celular nos permite aprender e estar em contato permanente com as novidades.

Pensando nisso, selecionamos alguns cursos a distância e gratuitos oferecidos por diversas instituições e pelo governo federal. Sempre é bom lembrar: o EAD do Conviva sobre Gestão da Alimentação Escolar está permanentemente no ar. Basta estar cadastrado na plataforma para começar os estudos. Veja as sugestões abaixo e aproveite para investir em novos conhecimentos!

1) Os percursos formativos Educação na pandemia foram criados pelo Itaú Social para apoiar as secretarias municipais de educação e famílias durante a crise gerada pelo coronavírus. São oito temas para as secretarias, como alimentação escolar, prestação de contas, calendário letivo, gestão financeira e de pessoas.

2) Curso Arte na BNCC: iniciativa do Instituto Arte na Escola e do Instituto AIPI para professores de Arte, com 40 horas de duração, autoinstrucional. São quatro módulos: Mapeando a Arte na BNCC, Processos de Criação, Materialidade e Entrelaçando a BNCC e os Territórios da Arte. Inscrições seguem até 31 de julho.

3) Cursos no Portal de Educação Corporativa do FNDE: a recém-lançada área disponibiliza 16 opções de cursos com 30 horas de duração. Entre os temas, estão: Fundeb; Siope; Programa Nacional do Livro e do Material Didático (PNLD); censo escolar; controle social.

4) Cursos na plataforma Escolas Conectadas: para educadores, sobre tecnologia na educação e inovação.

5) Curso de formação online da Busca Ativa Escolar, iniciativa do Unicef, Undime e parceiros - para aprimorar as estratégias de busca ativa de estudantes em seu município. São percursos formativos direcionados para Gestor Político, Coordenador operacional, Supervisor institucional, Técnico verificador e Agente comunitário (saiba mais neste vídeo).

6) O ambiente de formação Polo, mantido pelo Itaú Social, um dos parceiros do Conviva, oferece diversos cursos para professores, gestores escolares e de organizações da sociedade civil (OSCs) e técnicos de secretarias de educação. Eles foram elaborados em parceria com diversas instituições (saiba mais neste vídeo). Destacamos os seguintes:

- Planejamento e Estratégia para a Gestão Escolar: o objetivo é apresentar elementos para a construção coletiva do Projeto Político-Pedagógico (PPP). As aulas abordam políticas e programas de educação, gestão da unidade escolar, gestão de pessoas, negociação e mediação. 

- Liderança e Gestão Participativa na Escola: liderança, gerência e desenvolvimento de equipes, negociação e processo decisório, e gestão de conflitos. A formação é destinada a técnicos de secretarias de educação, gestores públicos e escolares.

- Avaliação e Aprendizagem: para gestores públicos e escolares compreenderem os indicadores usados para avaliar a aprendizagem dos alunos. Entre os assuntos abordados estão a avaliação da qualidade da educação, avaliações externas e indicadores educacionais.

- Fundeb e o financiamento da educação: para os gestores públicos e técnicos de secretaria que atuam no diagnóstico de problemas e ineficiências nas receitas da educação. A formação permite ao gestor perceber formas de otimizar o gasto público com educação e, ao educador, reconhecer as principais fontes de financiamento da educação básica.

- BNCC do currículo à sala de aula: para professores compreenderem as modificações do processo de aprendizagem propostas pela BNCC, conhecer recursos e materiais de apoio ao planejamento pedaógico nas unidades escolares. 

- Letramento Matemático na Educação Infantil: tem como foco os campos de experiência e o percurso investigativo da criança, os conceitos-chave para o trabalho com números e sistema de numeração, planejamento de atividades matemáticas, entre outros.

- Geometria e Letramento Matemático: aborda a forma como os alunos desenvolvem o senso espacial e entendem a geometria. Os cursistas são estimulados a refletir sobre o trabalho com figuras bidimensionais e tridimensionais e suas respectivas propriedades, além do reconhecimento de recursos para identificação da geometria.

 

7) Cursos realizados com apoio técnico do Movimento pela Base Nacional Comum: 

Competências Gerais na BNCC: como aprofundar conhecimentos sobre as competências gerais apresentadas no Capítulo Introdutório da Base Nacional Comum Curricular e orientar o planejamento de práticas pedagógicas que promovam o seu desenvolvimento ao longo da Educação Básica.

- Os campos de experiências na BNCC da Educação Infantil: sobre prática pedagógica a partir dos campos de experiências da BNCC

- Curso BNCC na Creche: bebê em foco: na proposta da BNCC para os bebês de 0 a 1 ano e 6 meses que frequentam as creches.

 

8) Cursos do Projeto Trilhas: no projeto voltado à alfabetização há dois cursos disponíveis: Leitura em voz alta e Escrita por meio do Professor.

 

9) Cursos de Escola Digital: a plataforma de recursos digitais de aprendizagem oferece dois cursos sobre tecnologia e currículo: um para professores e outro para gestores.

 

10) Cursos sobre educação empreendedora oferecidos pelo Sebrae - entre os temas, há duas trilhas formativas: Conceito de Empreendedorismo e Características do Comportamento Empreendedor e Como criar um modelo de negócio de impacto social.

Notícias Relacionadas