Com o objetivo de estabelecer e divulgar a posição da Undime em relação a vários aspectos relacionados ao atual momento, a instituição tem divulgado posicionamentos e notas públicas para dirigentes, técnicos, educadores, parceiros, imprensa e parlamentares.
Confira abaixo o que foi divulgado:
Undime divulga posicionamento em que defende Fundeb permanente e aprovação urgente para garantir o direito à educação
A grande preocupação neste momento é que a vigência do Fundeb se expira em 2020 e o Brasil passa por uma crise sem precedentes causada pela Covid-19. Por isso, é urgente aprovar o Fundeb permanente e definir novos recursos orçamentários, para a educação brasileira não entrar em colapso
Leia mais: https://bit.ly/3fDrVkF
Posicionamento público - Propostas para enfrentar os efeitos da pandemia do Covid-19 na educação
Desde o início da pandemia, nos debates e na realização de ações, a Undime tem por princípios a garantia da saúde e da vida dos munícipes e da oferta da educação básica pública com efetivo ensino-aprendizagem. O período é de incertezas, pois as autoridades de saúde estabelecem, como um possível período de queda da pandemia, os meses de junho e agosto.
Alguns dos temas que mais preocupam os Dirigentes Municipais de Educação de todo o país, considerando que ainda não há uma previsão para a suspensão do isolamento, são: a oferta da alimentação escolar aos estudantes com aulas suspensas; a reorganização do calendário letivo; possíveis sanções no processo de prestação de contas.
Diante desse cenário, e considerando que é primordial manter o isolamento, a instituição apresenta algumas contribuições a esses temas apontados pelos dirigentes. Tais contribuições foram deliberadas pelo Colegiado Ampliado, em quatro reuniões virtuais realizadas nos últimos dez dias.
Leia mais: https://bit.ly/33GQKaF
Nota pública - Importância da manutenção das aulas suspensas!
Em respeito às normas e orientações da Organização Mundial da Saúde (OMS), a Undime conclama a todos os dirigentes, gestores, professores, técnicos, servidores e comunidade educacional de todos os 5.568 municípios a manterem as aulas suspensas e permanecerem em isolamento social.
Leia aqui: https://bit.ly/2QJSTgs