Formação reuniu dirigentes e representantes das secretarias executivas de todo o país para mobilizar os municípios sobre a implementação da plataforma
Dirigentes Municipais de Educação que compõem a diretoria executiva nacional, as presidências estaduais da Undime e representantes das secretarias executivas de todo o Brasil participaram nesta segunda (9) e terça-feira (10), de capacitação da Busca Ativa Escolar (BAE). A formação, que aconteceu em Brasília, teve o objetivo de mobilizar os participantes sobre a implementação da plataforma e planejar ações de apoio e engajamento para a ampliação da utilização da estratégia.
Durante o evento, o presidente da Undime, Luiz Miguel Martins Garcia, Dirigente Municipal de Educação de Sud Mennucci (SP), destacou o trabalho da organização na BAE. “Temos duas iniciativas que nos orgulhamos muito e que trabalhamos muito para que se tornassem possíveis: a plataforma Conviva Educação e a Busca Ativa Escolar. São projetos que empenhamos esforços para que gerem transformação e inclusão na educação”.
Segundo a oficial de Programas de Educação do Unicef Brasil, Júlia Ribeiro, que também participou da formação, é fundamental que as Secretarias de Educação conheçam a plataforma para poder prestar um primeiro apoio aos municipios. “A Undime é um dos maiores parceiros que o Unicef tem, pois vocês estão na ponta garantindo o direito à educação das nossas crianças e adolescentes. Nosso diálogo é fundamental”. Júlia destacou que após a capacitação, os representantes das seccionais da Undime poderão fazer um trabalho mais engajado para melhorar ainda mais os resultados do projeto. “Eu acredito que após essa oficina a gente vai ver as seccionais muito mais engajadas e nosso trabalho mais alinhado. Certamente vamos colher mais resultados no que se refere a garantia do direito de educação das nossas meninas e meninos”, destacou Júlia.
Os participantes ressaltaram a importância do programa de formação da BAE e do trabalho conjunto com as seccionais. “Nós viemos em busca de conhecimento para dar suporte aos municípios, que estão empenhados em trabalhar para ter o Selo Unicef. A BAE vem sendo trabalhada no Ceará com muita força, e já conseguimos rematricular várias crianças, que é o nosso objetivo final”, diz o secretário executivo da Undime Ceará, Hermano Heleno.
A Undime Paraíba também exaltou o programa de formação. “Temos a honra de participar desse evento, o maior ganho que se tem com essa adesão é efetivar o direito de aprendizado que todos os escolares têm, fazendo com que aqueles que estão evadidos voltem para a escola com a garantia de uma educaçao forte e de qualidade”, afirma a presidente da Undime Paraíba, Aguifaneide Lira.
Navegação na plataforma
Durante os dois dias de evento, a programação abordou temas como metodologia da estratégia, Selo Unicef, planos de ação e apresentação do curso Busca Ativa Escolar na Prática.
Na segunda-feira, também foi realizada uma navegação guiada na plataforma, com passo a passo de cada etapa da ferramenta. Os participantes aprenderam todo o funcionamento da plataforma, desde a etapa de configuração até a finalização da rematrícula de cada criança ou adolescente.
A ação foi elogiada pela secretária executiva da Undime Acre, Ana Luce Galvão. “Foi muito importante pois aprendemos a mexer na plataforma. Se o município abraçar a causa teremos cidadãos mais preparados, com mais qualidade de vida e as crianças dentro da escola”, afirmou.
Busca Ativa Escolar
A Busca Ativa Escolar é uma plataforma gratuita para ajudar os municípios a combater a exclusão escolar. Foi desenvolvida pelo Unicef em parceria com a Undime, o Colegiado Nacional de Gestores Municipais de Assistência Social (Congemas) e o Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems).
A iniciativa é uma solução tecnológica e uma metodologia inovadora que apoia os municípios na identificação das crianças e dos adolescentes que estão fora da escola, ajudando-os a voltar às salas de aula, permanecer e aprender.
Selo Unicef
O Selo Unicef é uma iniciativa voltada a estimular os municípios a implementar políticas públicas para reduzir as desigualdades e garantir os direitos de meninas e meninos previstos na Convenção sobre os Direitos da Criança e no Estatuto da Criança e do Adolescente.
Nesta edição, o Selo Unicef conta com 1.924 municípios inscritos na Amazônia Legal brasileira e no Semiárido, territórios que concentram o maior número de meninos e meninas em situação de vulnerabilidade do país.
Acesse: https://buscaativaescolar.org.br/
Fonte/ Foto: Busca Ativa Escolar