Carregando

Eletricidade com segurança é tema de concurso da Abracopel

04/03/2020 | Undime

Inscrições estão abertas; público alvo são os alunos de escolas públicas e escolas do sistema S

 

Somente em 2019, 697 pessoas morreram por choque elétrico no Brasil. Destas, 112 mortes ocorreram dentro das faixas etárias que vão de 6 a 18 anos. As informações são da Associação Brasileira de Conscientização para os Perigos da Eletricidade (Abracopel), entidade que levanta dados estatísticos de acidentes de origem elétrica e que tem por objetivo organizar e desenvolver conceitos de segurança e técnicas de controle seguro do risco em instalações e serviços com eletricidade.

Com o objetivo de conscientizar crianças e jovens sobre essa questão, a Abracopel desenvolve, desde 2012, o concurso nacional de redação, desenho e vídeo. O tema sempre é "Eletricidade com segurança". Este ano, o concurso está na 9ª edição.

O certame é voltado aos alunos regularmente matriculados em escolas públicas (municipais, estaduais, federais) e escolas do sistema S (Sesc, Sesi, Senai e Senac). São três categorias, subdivididas por idade:

• Desenho 1 – 6 a 7 anos
• Desenho 2 – 8 a 10 anos
• Redação 1 – 11 a 13 anos
• Redação 2 – 14 e 15 anos
• Vídeo – 16 a 18 anos

Inscrições

As inscrições estão abertas e podem ser realizadas até o dia 30 de junho por meio do link: http://www.abracopel.org/concurso/professor.

O professor deve ser o responsável pela orientação e inscrição dos alunos no portal da Abracopel. Ao iniciar o processo de inscrição, o docente deve digitar no sistema os dados da escola, professor e aluno. Depois, ainda dentro do sistema, é feito o upload do material (desenho, redação ou vídeo). Vale lembra que o trabalho original deve ser guardado na escola para caso seja necessária uma futura comprovação.

De acordo com a Abracopel, o sistema fornece um protocolo para o professor e é a partir dele que a Abracopel vai se debruçar no julgamento do trabalho enviado.

Os professores, em conjunto, podem realizar diversas atividades, dentro do próprio currículo escolar, enfatizando diversas práticas seguras ao lidar com a eletricidade. "Desta forma, estamos formando um cenário de conscientização no imaginário desta criança/adolescente de forma que ele se torne um agente multiplicador destas boas práticas em sua comunidade", enfatiza a Abracopel.

Mais informações sobre o concurso, bem como detalhes sobre cada categoria, os materiais, prazos e prêmios, estão disponíveis no regulamento. https://abracopel.org/wp-content/uploads/2020/01/REGULAMENTO-NACIONAL-2020.pdf 

A divulgação dos vencedores está prevista para acontecer em setembro deste ano.

Para saber mais e realizar a inscrição, clique aqui.

Informações e/ou dúvidas: (11) 9 9928-0099 (Whatsapp) ou concurso@abracopel.org.br

Fonte: Undime

Título original: Eletricidade com segurança é tema de concurso de redação, desenho e vídeo da Abracopel