O Projeto de Lei 6356/19 torna obrigatória a existência de laboratórios de ciências, de matemática e de informática nas escolas públicas de ensino fundamental e médio. A proposta, do deputado Charles Fernandes (PSD-BA), acrescenta a medida à Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) e tramita na Câmara dos Deputados.
Com o projeto, Fernandes espera despertar nos alunos o interesse por disciplinas que muitas vezes são abstratas. “Os laboratórios permitem uma abordagem mais coerente com as diretrizes interdisciplinares, o que contribui para relacioná-las com as situações presentes na vida dos estudantes”, afirma o parlamentar.
Pelo texto, a União, os estados e os municípios estudarão os investimentos necessários e as etapas a serem seguidas para a montagem dos laboratórios, com o envolvimento da comunidade escolar. A ação ficará condicionada à formação continuada de professores em ciências, matemática e informática.
Tramitação
O projeto tramita em caráter conclusivo e será analisado pelas comissões de Educação; de Finanças e Tributação; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.
Fonte: Agência Câmara/ Foto: Pablo Valadares, Câmara dos Deputados