Carregando

Transição entre educação infantil e ensino fundamental

05/01/2020 | Conviva Educação

A criança que sai da educação infantil e entra no ensino fundamental enfrenta diversos desafios: os espaços, a interação com os educadores e as propostas pedagógicas são muito diferentes das que conhece. De que forma a secretaria de educação pode organizar esse momento de transição entre as etapas para que o processo seja realizado com qualidade? Veja a entrevista sobre o tema que fizemos com Raquel Franzim, do Instituto Alana, e reflita sobre o trabalho de sua rede. 

 

Quando falamos da transição da educação infantil para o ensino fundamental, estamos falando da mudança entre pré-escola e primeiro ano?

Não só. É necessário considerar os tempos da escola, da criança, dos ciclos e da política. Reflita sobre isso:

 

De que forma a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) orienta para esse período da passagem das crianças entre as etapas?

A BNCC estabelece a importância da continuidade entre a educação infantil e o ensino fundamental, aprofundando e ampliando as experiências da criança. Veja só:

 

O que muda no olhar dos profissionais para a criança que está na educação infantil e no ensino fundamental?

A criança de até 6 anos vive um momento de sua vida muito singular, e diferente do período seguinte da infância, que segue até os 12 anos. As ações dos profissionais e demais adultos que acompanham o desenvolvimento dos pequenos devem levar isso em conta. Assista:

 

Como favorecer a participação das famílias nos períodos de transição entre educação infantil e ensino fundamental?  

O vínculo estabelecido com as famílias das turmas de até 5 anos deve procurar ser mantido no ensino fundamental, de acordo com suas especificidades. Acompanhe:

 

Como os currículos e os projetos políticos pedagógicos devem ser construídos considerando essa transição? Como professor, equipe da secretaria de educação, gestores escolares e famílias devem estar envolvidos?

Desde a equipe técnica até a experiência das crianças e das famílias, muitos são os responsáveis por uma transição de qualidade para as crianças, e os documentos da rede e da escola precisam contemplar esses olhares. Veja só:

 

Quais os indicadores que verificam a qualidade da transição entre as etapas?

Assim como os demais processos das escolas, é necessário que as equipes técnicas pensem a forma de avaliar as ações realizadas e a política pública implementada. Reflita com a fala da entrevistada: