Carregando

Professor, gestor e sociedade mobilizados para a leitura

01/12/2019 | Conviva Educação

Maria do Pilar Lacerda, Diretora da Fundação SM Brasil, uma das 13 instituições parceiras do Conviva, já foi Secretária de Educação Básica do Ministério da Educação (MEC), Dirigente Municipal de educação de Belo Horizonte (MG) e presidente da Undime. Nos vídeos abaixo, destacou o papel das secretarias de educação para promover as práticas de leitura na escola. “Devemos procurar que toda a comunidade escolar leia sempre e que tenha acesso a materiais variados e de qualidade. Escolas com projetos sólidos em leitura e intencionalidade pedagógica costumam ter, inclusive, melhores resultados das avaliações externas”, diz Pilar. E os ganhos não param por aí. Veja só:

 

Por que a leitura deve ter um espaço tão privilegiado na vida dos estudantes?

Estudar é a capacidade de avaliar, refletir, interpretar, e tudo isso você ganha dominando a leitura. E não basta ler o livro didático ou finalizar uma leitura obrigatória: é necessário extrapolar para outros interesses, e incluir a leitura nos diversos suportes, como os conteúdos de cinema e sites, conforme consta na Base Nacional Comum Curricular. Veja essas ideias, na fala de Pilar:

 

 

Como planejar propostas de leitura?

“Muitas vezes a falta de tempo, de recursos financeiros, além de excesso de trabalho e deficiências na formação colaboram para que os livros não sejam parte do hábito dos educadores. Mas professores têm que ser leitores”, afirma Pilar. Ouça sobre direitos de aprendizagem, desigualdade, acesso a livros de qualidade e espaços para exploração da leitura em diversos momentos, e ainda conheça uma experiência no Piauí:

 

 

O que as secretarias de educação precisam garantir para favorecer que a leitura faça parte dos projetos dos educadores? 

Pilar sugere para as secretarias a realização de um diagnóstico sobre a qualidade das Bibliotecas, mantenha acervos de interesse, verifique de que forma a leitura está inserida no projeto político pedagógico, que haja profissionais responsáveis pela organização das salas de leitura, que as formações continuadas de professores e gestores contemplem a importância da leitura. Veja reflexões sobre esses temas e projetos da “maior sala de aula da escola”:

 

 

Como garantir a qualidade de acervo de livros com poucos recursos financeiros?

Veja a retrospectiva sobre os programas do governo federal de compra de livros e como a criatividade pode ser utilizada pela secretaria a favor da ampliação do acervo:

 


Como a comunidade escolar também pode ser envolvida para formar leitores e o que é o Programa Myra

O Programa Myra tem como objetivo o desenvolvimento de habilidades leitoras, fortalecimento da auto estima, e traz a literatura e a comunidade para a escola, levando em conta a educação integral. Saiba mais: