Carregando

Alfabetização: formação e materiais de qualidade

07/11/2019 | Conviva Educação

O processo de ensino e de aprendizagem das turmas de 1º e 2º anos para a alfabetização inicial é complexo e exige ações certeiras de professores, gestores escolares e das secretarias. Para refletirmos sobre esse tema, entrevistamos Maria Slemenson, gerente de projetos no Instituto Natura, entre eles o Projeto TRILHAS. Ela fala sobre a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), formação continuada de gestores e professores, disponibilidade de livros de qualidade, produção de texto e projetos de leitura. Assista aos vídeos feitos especialmente para os educadores e gestores da plataforma Conviva:

 

Formação continuada dos alfabetizadores e a BNCC

Quanto mais estruturada a formação dos coordenadores pedagógicos e dos professores, melhor será o trabalho realizado pelos profissionais nas escolas, diz Maria. Ela destrincha a forma como a leitura e a escrita devem ser abordadas na escola, conforme as orientações da BNCC. Clique abaixo:

 

 

Livros de qualidade

Veja sugestões de como a secretaria de educação se organiza para oferecer materiais de qualidade – seja adquirindo novos exemplares ou realizando parcerias e trocas – e qual o impacto dos livros para a formação dos estudantes.

 

 

Produção de texto

Os comportamentos escritores são objeto de ensino aos estudantes que estão aprendendo a escrever: precisam fazer parte do planejamento do professor. Saiba mais:

 

 

Envolvimento dos pais e da comunidade com a aprendizagem da leitura

Há diversas estratégias que contribuem com a aproximação das famílias nos momentos de aprendizagem com a leitura. Quais as propostas da secretaria para propiciar essa experiência? 

 

 

Atividades de sala de aula e o projeto Trilhas

Saiba como se organiza o Portal Trilhas, que traz sequências didáticas sobre diferentes tipos de textos para o trabalho em sala de aula, cursos a distância sobre “Leitura em voz alta” e “Escrita por meio do professor” e ainda espaços para interação e troca de experiências entre educadores. Assista: