A todo momento, quarenta mil pessoas em mais de cinco mil municípios cadastram informações sobre a educação nas ferramentas do Conviva. Para garantir que esses dados estejam em um ambiente seguro, um processo cuidadoso é realizado na plataforma.
A seguir, veja como funciona a segurança dos registros e saiba como estabelecer uma rotina de cópia dos dados do seu município!
Como é o processo de cópia
O Conviva armazena os dados de cadastro e os registros criados pelos usuários dentro das ferramentas. Desde 2018, o Conviva utiliza serviços da Amazon Relational Database Service e a equipe de tecnologia da plataforma é responsável por esse processo e só ela pode acessar a cópia. O backup, ou seja, a cópia de segurança dos dados, é realizada diariamente, de madrugada, e armazenada por sete dias.
Por exemplo: o backup realizado na madrugada do dia anterior ficará disponível para uma eventual necessidade de acesso pelos próximos sete dias. Depois disso, a versão de como o Conviva estava naquela madrugada, não existirá mais.
Além desse processo, em 2019, adotamos uma prática de fazer um backup geral de todos os dados que será guardado por um ano e substituída por outra cópia geral no ano seguinte e assim por diante.
Manter essas cópias é importante para que as informações estejam atualizadas e em segurança. Essa é uma boa prática adotada por sistemas que lidam com muitos registros e muitos usuários, como é o caso do Conviva. Afinal, precisamos cuidar bem das informações trabalhadas diariamente pelos municípios.
Veja as respostas para as dúvidas mais frequentes
O que fazer quando algum registro foi apagado indevidamente de alguma ferramenta do Conviva? Como identificar qual usuário fez essa ação? Como o município pode ter uma cópia de segurança das informações inseridas na plataforma? Preparamos uma lista de perguntas e respostas para orientar as secretarias de educação. Elas também estão na área de Dúvidas Frequentes, dentro da categoria “Segurança”.
- O que é uma cópia de segurança? Também conhecido como backup, trata-se de um procedimento da plataforma que copia os registros inseridos nas ferramentas do Conviva e os mantêm em um banco de dados por tempo determinado;
- Como o Conviva cria uma cópia dos dados? Quando o usuário registra uma informação em alguma ferramenta do Conviva, na madrugada do dia seguinte, essa informação é copiada para um banco de dados e ela fica armazenada por sete dias.
- Todos os registros feitos nas ferramentas estão guardados? Diariamente é feita uma cópia dos registros inseridos e atualizados, tanto nas ferramentas quanto nos cadastros dos usuários.
- Os arquivos anexados nas ferramentas e em Arquivos da Secretaria também são armazenados e podem ser recuperados? Não. Por enquanto, esses arquivos não ficam armazenados no backup.
- É possível recuperar um registro excluído por engano? Se o registro foi excluído nos últimos sete dias, é possível recuperá-lo. Porém, cada caso deve ser analisado individualmente pela equipe de tecnologia da plataforma, pois, dependendo da complexidade (quantidade de dados e vínculos dos registros com outras ferramentas) e do tempo já decorrido da exclusão, a solicitação poderá ou não ser atendida.
- De que forma os usuários podem solicitar a recuperação de algum registo? Não é uma prática rotineira do Conviva recuperar dados que foram excluídos indevidamente pelos usuários, por isso as solicitações dessa natureza são tratadas caso a caso. Se o município se deparar com essa situação, ele deve encaminhar imediatamente um e-mail para contato@convivaeducacao.org.br, contendo:
- Nome do município e estado
- Nome do usuário solicitante
- De qual ferramenta o registro foi apagado
- Nome do registro apagado
- Data em que o registro foi apagado (se não tiver essa data exata, informar a data mais próxima possível)
É importante avisar também o(a) articulador(a) do seu estado para que ele possa dar o apoio necessário. A partir da data da solicitação, a equipe do Conviva responderá a solicitação dentro do prazo em que o backup estiver disponível. Ou seja, a contar a partir do dia em que o registro foi removido.
E, vale relembrar, cada solicitação será avaliada individualmente quanto a sua complexidade e viabilidade de recuperação. Não há garantia de que ela será atendida.
- Por que é necessário formalizar o pedido por e-mail? Para manter as boas práticas de segurança e confidencialidade dos dados, a equipe do Conviva, bem como os desenvolvedores da plataforma, articuladores e parceiros, não acessa os registros inseridos pelos municípios. Por esse motivo, para verificar alguma informação interna e recuperá-la, é necessário que o usuário formalize essa solicitação.
- Depois de feito o pedido, qual o passo seguinte? Aguarde a equipe da plataforma analisar o seu caso e inclui-la em uma fila de prioridades. Será verificado se o registro está no banco de dados (ou seja, se está dentro do período de sete dias) e qual a complexidade para recuperá-lo. Alguns registros podem estar atrelados a outras ferramentas, o que pode dificultar o processo e torná-lo lento, logo, cada caso é analisado individualmente e pode ou não ser atendido.
- O município importou os dados do Educacenso, mas os registros no Conviva foram duplicados. É possível reverter a ação, recuperando meus dados antigos? Não. A complexidade dessa ação é muito alta, pois envolve muitas ferramentas e informações. Antes de importar os dados, recomendamos que os usuários se atentem às orientações descritas na Página de Introdução da ferramenta, para que os campo-chaves fiquem corretos.
- O que deve ser feito se, ao usar o recurso de importação via planilha CSV, os dados nas ferramentas de Estudantes e Profissionais forem duplicados ou sobrepostos de forma indevida? Vale a mesma orientação da questão anterior, sobre importação dos dados do Educacenso. Para ter orientações sobre como usar esse recurso via CSV, consulte os manuais de Estudantes e Profissionais.
- É possível identificar quem fez alguma alteração ou exclusão dos registros? As ferramentas de Escolas e Matrículas, Estudantes e Profissionais exibem o último usuário que editou o registro. Saiba mais nessa matéria publicada na área Fique Atento. Por outro lado, a plataforma não informa quem excluiu algum registro.
- Como os municípios devem se prevenir para preservar os dados da rede nas ferramentas? Preste atenção ao usar as ferramentas para não cometer enganos e crie suas próprias cópias. Veja mais abaixo!
Cópias de segurança feitas pelos próprios usuários: coloque na rotina!
Como diz o ditado, é melhor prevenir a remediar. Logo, para evitar que alguma informação que não seja possível recuperar se perca, crie uma rotina para que a sua secretaria realize cópias dos registros inseridos.
Combine que os setores que usam o Conviva ou que algum usuário seja responsável pela tarefa de exportar as planilhas e os relatórios das ferramentas. Em seguida, defina em qual periodicidade essa ação será realizada. Por fim, decida em qual local os arquivos serão salvos – uma sugestão é deixá-los em uma pasta no computador da rede da Secretaria.
Assim, de tempos em tempos, seu município terá um conjunto de cópias de segurança e não dependerá da ação da equipe do Conviva. Saiba como fazer a cópia dos dados nas diferentes ferramentas:
- Extraia os dados em formato de planilha nas funcionalidades a seguir:
- Diagnóstico da Gestão Democrática
- Estoque
- Estudantes
- Infraestrutura dos Prédios
- Plano de Ação
- Profissionais
- Receitas e Despesas
- Veículos
- Gere relatórios e impressões em PDF nas seguintes páginas:
- Calendários Escolares
- Cardápio
- Contratos
- Convênios
- Escolas e Matrículas
- Memorial de Gestão
- Organização da Rede
- Plano Municipal de Educação
- Imprima a página diretamente no navegador e, ao escolher a impressora, selecione a opção em que salva em PDF (para ferramentas que ainda não geram PDF ou planilhas):
- Espaços Escolares
- Gastos com Alimentação Escolar
- Gastos com Transporte Escolar
- Rotas do Transporte Escolar
Comece agora mesmo: combine com sua equipe um dia do mês para fazer esses backups. Marque a data na ferramenta de Agenda e indique os responsáveis por essa ação. O Dirigente Municipal de Educação pode também incluir isso como uma tarefa em Planejamento Anual.
Em caso de dúvidas, entre em contato com seu articulador ou articuladora, ou ainda escreva para o e-mail: contato@convivaeducacao.org.br.