Carregando

Olimpíada de Língua Portuguesa recebe mais de 170 mil inscrições

28/05/2019 | Fundação Itaú Social

Professores têm até 19 de agosto para realizarem oficinas nas escolas e encaminharem os textos produzidos pelos alunos

Após um período de quase três meses de inscrições e intensa mobilização, a 6ª edição da Olimpíada de Língua Portuguesa recebeu a adesão de 87,5% dos municípios brasileiros – um total de 4.876 cidades, de todos os estados.

Foram 171.035 inscrições nas cinco categorias de gênero textual (Poema, Memórias Literárias, Crônica, Documentário e Artigo de Opinião), de 42.086 escolas públicas. Os estados que tiveram 100% de adesão de municípios foram: Acre, Alagoas, Amapá, Ceará, Distrito Federal, Espírito Santo, Pernambuco, Rio Grande do Norte, Rondônia, Roraima, Sergipe e Tocantins.

Agora é hora de colocar a mão na massa e iniciar as oficinas de produção dos textos com os alunos, que devem ser enviados até 19 de agosto.

Os professores inscritos podem acessar os cadernos virtuais, com orientações sobre a sequência didática que apoia os estudantes a produzirem os textos. O portal Escrevendo o Futuro também disponibiliza materiais e formações sobre o ensino da Língua Portuguesa, além de jogos para estimular a escrita e argumentação.

“O programa é estruturado para que o professor tenha acesso ao maior número possível de ferramentas e instrumentos para sua própria formação, aprimorando as práticas didáticas para o ensino da escrita dos diferentes gêneros textuais”, explica a especialista em programas sociais do Itaú Social, Dianne Melo.

Seleção e premiação

Neste link está o percurso com as etapas que compõem a 6ª edição Olimpíada de Língua Portuguesa. Os professores podem enviar os textos produzidos pelos estudantes até 19 de agosto.

Nas etapas municipal e estadual, serão selecionados os 569 estudantes e 443 professores semifinalistas. Em seguida, ocorre a etapa semifinal, com cinco encontros, um para cada categoria, para a seleção dos 173 alunos e 135 professores finalistas. Ainda nessa fase, serão conhecidos os 20 professores-autores dos melhores Relatos de Prática. Na final, em dezembro, serão anunciados os 28 estudantes vencedores nacionais.

As comissões julgadoras são compostas por pais, membros da comunidade, especialistas acadêmicos, representantes das instituições parceiras, do Ministério da Educação e do Itaú Social.

Entre as premiações, estão uma imersão pedagógica internacional para os professores e uma viagem cultural em território brasileiro para os estudantes. As escolas dos alunos vencedores também receberão acervo de livros para a biblioteca.

A Olimpíada de Língua Portuguesa é uma iniciativa do Itaú Social em parceria com o Ministério da Educação, sob a coordenação técnica do Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária (Cenpec).

https://bit.ly/2Qu8P50 

Título original: Olimpíada de língua portuguesa recebe mais de 170 mil inscrições de todos os estados brasileiros