Campanha: indique um livro sobre educação!

06/05/2019 | Conviva Educação

Entre 15 de abril e 2 de maio, o Conviva Educação realizou uma campanha com a intenção de que os cadastrados na plataforma indicassem livros de educação. Publicamos posts, fizemos destaque na home do Conviva, enviamos mensagens via e-mail e Whatsapp com a intenção de que os educadores pudessem trocar experiências.

O momento escolhido para essa publicação foi proposital: dia 18 de abril foi comemorado o Dia Nacional do Livro Infantil e dia 28 de abril o Dia da Educação. Diversas instituições procuraram mobilizar o país para esses temas, e entre outras ações, o Conviva também!

Na campanha de indicação de livros, 64 pessoas comentaram e 30 registraram títulos de livros nos dois posts publicados: este e este.

Tatiana Goulart, responsável pelo atendimento aos usuários do Conviva, disse que predominaram as indicações literárias de autores clássicos, como Anísio Teixeira e Maria Emília López, e sucessos contemporâneos como Mário Sérgio Cortella e Chimamanda Ngozi Adichie. “Os destaques ficaram por conta do livro ‘As muitas facetas do Processo de Alfabetização’ de Magda Soares, e na lembrança do patrono da educação brasileira, Paulo Freire”, diz.

Abaixo, veja os comentários:

Andrea Souza - Indico os livros: A alegria de Ensinar de Rubem Alves , A Construção do Conceito de número na Alfabetização matemática de Maria Adelia Bento Schmitt e Viviane Clotilde da Silva e Novas maneiras de Ensinar Novas Formas de Aprender também de Celso Antunes.

Cleber Alcino - Indico a leitura do livro:" As muitas facetas do Processo de Alfabetização" de Magda Soares.

Irene Cesnik - educar na curiosidade "Catherini Eucuver"

Tereza Faimann - Sugiro a leitura do livro Educação, Convivência e Ética.

Carolina Ferreira - Sugiro a leitura do livro: Aula Nota 10 - 49 Técnicas Para Ser Um Professor Campeão de Audiência. O autor Doug Lemov especialista em efetividade do aprendizado, apresenta 49 técnicas para que os professores possam obter sucesso em fazer os alunos aprenderem. É um livro fantástico com técnicas simples e muito aplicáveis no dia a dia. 

Márcia Portela - Sugiro a leitura de um livro novo que vai ser lançado em junho/2019 pela Editora CRV. Seu título é "BNCC em debate: como fica a docência". Nele escrevi dois artigos: ser pedagoga(o) e a profissão como oportunidade de vida e PME, currículo e PPP: viabilizando uma educação pública coerente e com qualidade. Ao todo são 11 artigos que abordam aspectos da Educação Básica e a influência da BNCC a partir da sua homologação. Assim que for lançado, volto aqui para divulgar!!!

Estela Santana - como sugestão o livro Amor Literário – 10 Inteligentes Roteiros para Você Viajar pela Cultura Letrada, de Luzia de Maria

Netha Borges Silva - Indico a leitura do livro:" As muitas facetas do Processo de Alfabetização" de Magda Soares.

Iracema Silva - graças a Deus que temos muitos livros maravilhosos e reflexivos. O que marcou a minha vida: A importância do ato de ler. De Paulo Freire.

Zuma Castro - Indico para leitura: 1º Seminário Internacional Arte, palavra e leitura na Primeira Infância que nasce do compartilhamento de uma convicção: a necessidade de refletir e discutir questões que estão na base de uma formação integral e autônoma, cada vez mais necessária em nosso país. Foi uma aposta na democratização do direito à leitura e um investimento na formação de todos aqueles que trabalham com a promoção do livro, da leitura e a formação de futuros leitores. http://www.comunidadeeducativa.org.br/.../seminario-apl...  Especialmente o Artigo: Por uma escola que forma leitores da Tereza Perez e Patrícia Diaz

Eliane Mendonça de Miranda - Formação da Rede em Educação Infantil: Avaliação e Contexto. Autores: Gizele de Souza, Catarina Moro, Angel Scalabrini Coutinho (Organização.).

Marlea Ramos Alves - Sugiro a leitura do livro A Inteligência Aprisionada de Alicia Fernandez. A autora faz uma abordagem espetacular de como dificuldades de aprendizagem podem estar relacionadas com questões familiares, emocionais.

Rosimara Negri Gomes - "Documentação Pedagógica teoria e pratica" de Suely Amaral, Maria Carmem Barbosa e Ana Lucia Goulart. 

Nataly Dias - Pedagogia da autonomia. Paulo Freire.

Cida Almeida - "A Magia da Educação", de Arnaldo Niskier

Leise Olszewski Pomagerski - Consciência fonológica

Vinícius Evangelista - Um mundo aberto, Cultura e primeira Infância - Maria Emília López

Natália Sierpinski - Ensinando a Transgredir" da Bell Hooks

Anita Gea Martinez Stefani - "Para educar crianças feministas" da Chimamanda Ngozi Adichie

Carla Lemos Oliveira - Educação não é privilégio- Anísio Teixeira- Retrata questões referentes a evasão escolar- baixo engajamento

Marilene Teodoro - Livro "Resgate do professor como sujeito de transformação", de Celso Vasconcelos, um livro que provoca uma reflexão sobre "ser" professor nos dias atuais.

Milene Cristina - Povo Brasileiro - Darcy Ribeiro

Paula Belmino - Constelações: uma escuta poética da infância. Severino Antônio

Iracema Silva - O livro de Elizabeth Baldi, Leitura nas séries iniciais, gosto muito, pois nos ajuda alimentar a imaginação de nossos alunos, compartilhando leituras, experiências, encantamento literário...possibilitando conhecerem a si mesmos, ao mundo e aos que os cercam, tornando pessoas mais críticas e criativas.

Audinha Santos - Livros do professor Serrano Freire: Seja o Professor que você gostaria de ter e Afinal... Porque os nossos alunos não Aprendem? Livros muito interessante que nos faz refletir sobre diversos pontos do ensinar e do aprender no nosso cotidiano.

Day Do Kaleu - Tem Lugar Para Todos do autor Massimo Garcia, livro Infantil para trabalhar com alunos de 1° ao 3° ano ou ate mesmo para adultos e crianças de todas as idades. Onde retrata uma das histórias mais famosas do mundo (Arca de Noé) de forma simples e moderna. Desenvolvendo a imaginação e curiosidade do leitor. Super indico, meu filho de 1 ano e 11 meses tem um, adora ficar revirando as páginas, é uma forma que eu encontrei de ajudar no desenvolvimento dele e despertar a leitura e gosto por livros desde cedo.

Vanessa Camerini Parise - Metodologias Ativas - Projetos Interdisciplinares - Sônia M.Vanzella Castellar - As metodologias ativas hoje são de grande importância no desenvolvimento e planejamento das competências e habilidades previstas na BNCC, precisamos traçar caminhos para a "escola do futuro" que coloca o educando no centro da aprendizagem, auxiliando o desenvolvimento de sua autonomia e formação integral. Este livro auxilia a entender bem esta prática e como desenvolver projetos interdisciplinares que vão contribuir para a prática desta metodologia em sala de aula.

Nívea Reis - A última criança na natureza...por nos mostrar o quanto nossos pequenos precisam ser conectados com a natureza para que se conectem com suas raízes, com suas memórias e se tornem conhecedores de sua essência...além disso o livro aborda sobre o fenômeno do transtorno de déficit de natureza que pode causar dentre outras coisas e o TDH.

Gabriela Baesse Iglesias - Sugiro "As 40 Horas de Angicos”, de Carlos Lyra, que fala do projeto de Paulo Freire de alfabetizar 380 adultos no município de Angicos no Rio Grande do Norte.

Notícias Relacionadas