Carregando

Fórum da Undime RN pauta regime de colaboração

27/03/2019 | Undime/ Fotos: Undime RN

O XVII Fórum Estadual da Undime Rio Grande do Norte terminou na última sexta-feira (22), em Natal. O evento, que aconteceu nos dias 21 e 22 de março, contou com a participação de mais de 350 pessoas entre Dirigentes Municipais de Educação, técnicos das secretarias, autoridades e representantes de instituições ligadas à educação para debater as "Políticas e práticas que fortalecem o regime de colaboração: Educação de hoje e do futuro".

A manhã do primeiro dia do encontro foi marcada pela eleição para escolha da nova diretoria executiva estadual, o conselho fiscal e os membros do colégio eleitoral, conselheiros e delegados, junto aos respectivos suplentes para o Fórum Nacional. Alexandre Soares, Dirigente Municipal de Educação de Monte Alegre, foi reeleito para ocupar o cargo de presidente da Seccional e Giordano Freitas, Dirigente Municipal de Educação de Riacho da Cruz, assume como vice-presidente. O mandato é de dois anos.

O presidente da Undime e Dirigente Municipal de Educação de Alto Santo (CE), Alessio Costa Lima, marcou presença no evento na tarde da quinta-feira. Alessio ressaltou que objetivos comuns, interesses das partes, ganhos mútuos, democracia e participação, relações horizontais, transparências e ética são princípios do regime de colaboração. Ele lembrou ainda que o regime de colaboração pode estar presente, entre outras ações, na concentração de esforços para superar os desafios nos territórios, na pactuação de estratégias comuns para garantir o direito à educação e à aprendizagem e na criação de um espaço de diálogo entre entidades governamentais e não governamentais públicas ou privadas e sem fins lucrativos com intuito de criar uma rede de articulação e mobilização em prol da educação.

O Fórum contou também com a presença do presidente do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), Carlos Alberto Decotelli. Em sua palestra, Decotelli falou sobre a importância de eventos que reúnem gestores e demais profissionais da educação para juntos pensarem as estratégias que começam a ser desenvolvidas no âmbito do Governo Federal e acabam refletindo na ponta, dentro das salas de aula. “Queremos ampliar o diálogo com todos aqueles que executam a educação brasileira”, disse ele, destacando os esforços do FNDE para garantir a correta execução das ações e programas em todas as regiões, como a recente criação do Núcleo de Métodos Quantitativos, que vai subsidiar a tomada de decisões da autarquia por meio de indicadores matemáticos.

Além do presidente, técnicos do FNDE participaram do Fórum para orientar as secretarias de educação quanto à execução dos programas do FNDE e sanar as principais dúvidas dos gestores.

Ainda no primeiro dia, os participantes acompanharam um debate sobre sistema de avaliação e regime de colaboração para o avanço da educação potiguar. A discussão contou com a participação de Alexandre Soares, Dirigente de Monte Alegre e presidente da Undime RN; Getúlio Marques Ferreira, Secretário Estadual da Educação e da Cultura do Rio Grande do Norte; José Marques Aurélio de Souza, Dirigente Municipal de Jucás (CE) e Presidente da Undime CE; Ana Jacqueline Braga Mendes, Dirigente de Educação no município de Brejo Santo (CE); e Márcio Pereira de Brito, secretário executivo de Cooperação com os Municípios no Estado do Ceará.

Na sexta-feira, a programação destinou um momento para a Busca Ativa Escolar, plataforma gratuita para ajudar os municípios a combater a exclusão escolar, desenvolvida pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) em parceria com a Undime, o Colegiado Nacional de Gestores Municipais de Assistência Social (Congemas) e o Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems). Foram pautados, também pelo Unicef, os indicadores de qualidade da Educação.

Conviva Educação e a implementação do Currículo em consonância com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) estiveram também na programação do encontro.

Todas as notícias

Título original: Fórum da Undime RN reúne mais de 350 participantes e pauta regime de colaboração