Carregando

Websérie da Olimpíada de Língua: “Meu Lugar Tem História”.

21/03/2019 |  Fundação Itaú Social com adaptações

Como parte do lançamento da 6ª edição da Olimpíada de Língua Portuguesa, o Itaú Social, em parceria com o Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária (Cenpec), estreia a websérie “Meu Lugar Tem História”.

A produção conta com a participação da escritora mineira Conceição Evaristo, homenageada nesta edição da Olimpíada. O depoimento da autora se entrelaça às histórias dos estudantes Francisco, Ana Karolina, Brenda, Bianca, Isadora e Adolfo, e da professora Alzeni, que comentam sobre como a leitura e a escrita possibilitaram um novo caminho de aprendizados e oportunidades. Todos(as) também tiveram participação destacada em edições anteriores do concurso.

O título “Meu Lugar Tem História” dialoga com o tema “O lugar onde vivo”, que norteia esta edição da Olimpíada como forma de estimular os estudantes a aprofundarem o conhecimento sobre a realidade local, estreitarem os vínculos com a comunidade e contribuírem para o desenvolvimento de sua cidadania.

A série foi produzida pela ATTA Mídia e Educação, com direção de Regis Horta e Paulo Aspis, e colaboração do jornalista Rodrigo Ratier no roteiro. Assista a versão na íntegra, também disponível no canal no YouTube da Olimpíada:

Ao longo do ano, os canais oficiais da Olimpíada de Língua Portuguesa irão trabalhar o conteúdo da websérie de forma segmentada, apresentando com mais detalhes a trajetória de cada personagem.

Sobre a Olimpíada

Fruto de parceria entre o Itaú Social e o Ministério da Educação (MEC), sob a coordenação técnica do Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária (Cenpec), o objetivo da Olimpíada de Língua Portuguesa é apoiar os professores da rede pública no aprimoramento das práticas de ensino de leitura e escrita. A partir da metodologia do programa Escrevendo o Futuro, os professores realizam oficinas de produção de texto com os alunos do 5º ano do Ensino Fundamental ao 3º ano do Ensino Médio.

Professores e alunos das redes públicas estaduais e municipais podem se inscrever, até 30 de abril, na 6ª edição da Olimpíada de Língua Portuguesa. Para isso, é necessário que a secretaria de educação (municipal ou estadual) a qual a escola é vinculada faça a inscrição por meio do Escrevendo o Futuro, portal oficial da Olimpíada.

https://bit.ly/2TKhlSe 

Título original: Websérie da Olimpíada de Língua Portuguesa apresenta trajetórias impactadas pelas leitura e escrita