Nesta quarta-feira (27), as equipes do UNICEF, Undime, Congemas e Conasems realizam mais uma transmissão do Plantão semanal de tira-dúvidas sobre a Busca Ativa Escolar (BAE). Debatendo a mobilização intersetorial, esta semana especialistas falarão sobre as causas da exclusão, a importância da intersetorialidade e a metodologia do BAE, além das formas de adesão do comitê gestor à estratégia que busca contribuir com e municípios no enfrentamento da exclusão escolar.
Segundo de uma série de seis edições a serem realizadas até o dia 3 de abril, sempre às quartas-feiras, às 16h (horário de Brasília), o Plantão também abordará temas como formas de executar o plano de ação, as etapas da Busca Ativa Escolar, os tipos de alertas previstos pela estratégia e como promover a comunicação entre os grupos. Durante o encontro virtual, serão respondidas dúvidas dos usuários da iniciativa e explicado o passo a passo para adesão à metodologia, fornecendo mais informações para que municípios já inscritos garantam o uso do Selo UNICEF.
Para participar, basta acessar o Canal do UNICEF Brasil, pelo link https://www.youtube.com/user/UNICEFBrasil, ou a Fanpage do UNICEF Brasil no Facebook, no link https://www.facebook.com/UNICEFBrasil/, no horário marcado. Os interessados em acompanhar a transmissão podem enviar, antecipadamente, as dúvidas. Basta escrever para o email contato@buscaativaescolar.org.br.
Selo UNICEF
Criado em 1999, o Selo UNICEF busca reconhecer avanços reais e positivos na promoção, realização e garantia dos direitos de crianças e adolescentes em municípios do Semiárido e da Amazônia Legal brasileira.
O projeto propõe que os municípios conheçam e acompanhem o desempenho de 11 indicadores e desenvolvam ações, programas e políticas públicas a partir de um conjunto de 17 Resultados Sistêmicos, que expressam as mudanças que devem ser geradas no âmbito das políticas públicas municipais. O segundo deles se refere ao uso da Busca Ativa Escolar para promover a inclusão, o acompanhamento e a garantia da aprendizagem de crianças e adolescentes na escola. O prazo para adesão à iniciativa, na edição 2017-2019, segue até 30 de março deste ano.
Busca Ativa Escolar
A Busca Ativa Escolar é uma plataforma gratuita para ajudar os municípios a combater a exclusão escolar, desenvolvida pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) em parceria com a Undime, o Colegiado Nacional de Gestores Municipais de Assistência Social (Congemas) e o Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems).
A intenção é apoiar os governos na identificação, registro, controle e acompanhamento de crianças e adolescentes que estão fora da escola ou em risco de evasão. Por meio da Busca Ativa Escolar, municípios e estados terão dados concretos que possibilitarão planejar, desenvolver e implementar políticas públicas que contribuam para a inclusão escolar, a partir de um trabalho multi e intersetorial.