Carregando

Carta compromisso estabelece Ação Educação Democrática em 2019

15/01/2019 | Campanha Nacional pelo Direito à Educação

A partir da parceria entre a Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd) e o Movimento Educação Democrática, entidades de todo o país deverão participar de atividades, debates e espaços de formação sobre a relação entre democracia e educação a serem realizadas em todo o Brasil durante o primeiro semestre de 2019.

Entre as atividades possíveis, realizadas de forma autônoma e autogerida em todo o país, estão a realização de disciplinas eletivas ou optativas, seminários, rodas de conversa, workshops e outros formatos. O documento, assinado pela Campanha Nacional pelo Direito à Educação, destaca a necessidade da ação em defesa da democracia durante do atual contexto político no Brasil e pretende promover o debate de ideias e difusão de ações políticas em defesa do direito à Educação pública, gratuita, laica, inclusiva, equitativa e de qualidade.

De acordo com a Ação Educação Democrática, “a partir desse importante eixo – educação e democracia – podemos multiplicar os espaços de exercício pleno e defesa politica, teórica, epistemológica e metodológica da liberdade de expressão e da liberdade de ensinar em sala de aula e firmar o compromisso com a garantia condições dignas para o exercício da carreira docente nos vários níveis; e, com os objetivos de investir na educação das relações étnico raciais; exercitar o diálogo entre os valores da escola republicana e os valores das culturas juvenis; valorizar a escola como um espaço público de acolhimento da diversidade; dar a devida importância as questões de gênero e sexualidade na formação integral de crianças e jovens”.

Leia a Carta na íntegra abaixo:

Carta Compromisso Ação Educação Democrática

Nós – instituições, associações, sindicatos, programas de pós-graduação, grupos de pesquisa, movimentos sociais e coletivos subscritos – comprometemo-nos a divulgar e a participar da Ação Educação Democrática, a ser realizada no primeiro semestre de 2019.

O objetivo da Ação Educação Democrática é estimular qualquer grupo ou instituição a realizar atividades, das mais variadas naturezas, que tenham como tema a relação entre educação e democracia. Os executores da atividade podem ser um sem número de parceiros, que vão desde professores de educação básica, cursos de graduação em universidades públicas e privadas, programas de pós-graduação, grupos de pesquisa, organizações não governamentais e fóruns de discussão de temas em educação. Os formatos também podem ser os mais diversos: disciplinas obrigatórias, eletivas ou optativas; cursos de extensão; séries de palestras; aulas públicas; atividades interdisciplinares nas escolas, rodas de conversa, etc.

Construímos um site para divulgar a Ação Educação Democrática e as diversas iniciativas que a compõem, onde as pessoas interessadas poderão se informar sobre o projeto, as próximas ações e registrar o que foi realizado, compartilhando sua experiência com os demais formando uma onda de debates sobre educação e democracia. O endereço do site é acaoedudemocratica.com.br e a comunicação oficial será realizada pelo e-mail acaoedudemocratica@anped.org.br.

Sentimos, diante da atual conjuntura política brasileira, a necessidade de pensar, estudar e debater ideias e ações políticas que possam garantir condições para o exercício do direito à Educação democrática, pública, gratuita e laica em todos os níveis e graus. A partir desse importante eixo – educação e democracia – podemos multiplicar os espaços de exercício pleno e defesa politica, teórica, epistemológica e metodológica da liberdade de expressão e da liberdade de ensinar em sala de aula e firmar o compromisso com a garantia condições dignas para o exercício da carreira docente nos vários níveis; e, com os objetivos de investir na educação das relações étnico raciais; exercitar o diálogo entre os valores da escola republicana e os valores das culturas juvenis; valorizar a escola como um espaço público de acolhimento da diversidade; dar a devida importância as questões de gênero e sexualidade na formação integral de crianças e jovens.

É na conexão integral entre educação e democracia que podemos alavancar políticas públicas de educação que tenham como meta o combate das diferentes desigualdades que estruturam a sociedade brasileira.

Esse é um compromisso político e pedagógico que se tornou vital no atual momento político brasileiro.

Seguimos juntos nessa resistência,

ANPED e Movimento Educação Democrática

https://bit.ly/2FyTnkI