Carregando

Observatório do PNE: novo site de acompanhamento da educação

22/11/2018 | Todos pela Educação

O Observatório do PNE (OPNE) faz o pré-lançamento da nova versão do site de acompanhamento do Plano Nacional de Educação na quarta-feira (21), durante a Conferência Nacional de Educação (Conae) 2018. A nova interface pretende facilitar o acompanhamento do cumprimento do plano, que tem 20 metas para a Educação Brasileira e foi instituído por Lei em 2014, com vigência até 2024.

Em fase de implementação, a nova versão do site já conta com dados de 2017 - os mais recentes - para todas as metas que são monitoradas com informações do Censo Escolar, realizado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).

Desenvolvido para tornar mais acessível e simples o uso dos dados, o novo site se apresenta com fundo escuro para proporcionar maior conforto aos olhos e dar melhor visibilidade aos gráficos. E as legendas dos indicadores passaram a ter uma importante função: ajudar os usuários a interpretar os gráficos de forma simples e objetiva. Acesse www.observatoriodopne.org.br

Sobre o OPNE 

O OPNE é uma iniciativa de 29 organizações com a coordenação do Todos Pela Educação, cujo objetivo é manter o Plano Nacional de Educação na agenda dos governos e da sociedade, fornecendo insumos para que seu cumprimento possa ser fiscalizado e propondo debates focados na qualificação dos temas que permeiam suas metas e estratégias. Por isso, além de dados, o OPNE conta com análises e um extenso acervo de estudos, vídeos, análises e informações sobre políticas públicas educacionais.

Com coordenação do movimento Todos Pela Educação, o Observatório do PNE é uma plataforma lançada em 2013, com apoio do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), com o objetivo de dar à sociedade e ao poder público uma ferramenta de monitoramento e qualificação do debate em torno das metas do Plano Nacional de Educação 2014-2024.

Título original: Observatório do PNE lança novo site de acompanhamento da educação brasileira