Carregando

Desafio Criativos da Escola divulga os 11 projetos premiados

14/11/2018 | Undime com informações do Criativos da Escola

O Projeto Desafio Criativos da Escola divulgou, nesta quarta-feira (14), os 11 projetos vencedores da edição 2018 da iniciativa. Selecionados entre 1.654 propostas, os ganhadores representam nove estados, das cinco regiões do país.

Há iniciativas de Campo Bom (RS) a Palmas (TO), de Brasilândia (MS) a Senador Pompeu (CE), de São Paulo (SP) a Canindé de São Francisco (SE), do Rio de Janeiro (RJ) a Vila Rica (MT), de Pindoretama (CE) a Sumaré (SP) passando por São Miguel das Matas (BA).

Todas elas trazem respostas a problemas vivenciados por jovens, em suas realidades, e apresentam soluções transformadoras para valorizar a diversidade e a identidade dos estudantes na construção de uma escola mais conectada à comunidade.

É o que fica evidente no projeto realizado por jovens em contexto de privação e liberdade, assim como a ação de estudantes de uma comunidade agrícola em busca de alternativas para se ter água. Ou quando jovens se reuniram para contribuir com a economia de seu município ou para combater práticas racistas dentro da escola.

Projetos diversos que atuam no cuidado com o meio ambiente, na construção de igualdade entre homens e mulheres, no combate ao racismo, ao bullying e ao suicídio, por exemplo, estão representadas em ações por meio de arte, ciência, economia, saúde, entre outros.

Entre os critérios de análise e seleção dos projetos pelo júri estão: o potencial de transformação social das ações realizadas e o quanto a iniciativa contribuiu para o desenvolvimento da empatia, colaboração, criatividade e protagonismo dos estudantes.

Além de receberem prêmios em dinheiro, as equipes enviarão três estudantes e um educador de cada uma das 11 propostas para uma vivência em Fortaleza (CE), onde poderão trocar experiências e fortalecer seus projetos. A celebração pública do Desafio 2018 será realizada no dia 4 de dezembro deste ano, na capital cearense, e terá transmissão ao vivo pelo canal no YouTube do Criativos da Escola.

A cerimônia poderá ser acompanhada ao vivo, a partir da transmissão que será realizada no Facebook do Desafio.

Os detalhes dos projetos podem ser conhecidos neste link