Carregando

Edital de seleção dos livros Leia para uma Criança

24/10/2018 | Itaú Social

O Itaú Social está com inscrições abertas para o Edital Leia para uma Criança, que selecionará livros infantis que farão parte da campanha nacional de incentivo à leitura em 2019 e 2020. Editoras de todo o país, exceto as contempladas no último edital, podem submeter até três títulos de obras infantis até o dia 8 de novembro, às 18 horas, pelo site Prosas.

Serão selecionadas de duas a quatro obras distintas de prosa ou poesia, recentes ou reeditadas, de até 50 páginas, voltadas a crianças de 0 a 6 anos de idade. Está prevista a aquisição de até dois milhões de exemplares de cada título selecionado. As editoras contempladas também cederão os direitos para a produção de até 10 mil exemplares em braile e em formato acessível para leitores com deficiência. 

“O Edital amplia a abrangência da seleção dos livros, nos permitindo ouvir as famílias e dando oportunidade para que mais editoras participem do processo”, avalia Dianne Melo, especialista em Programas Sociais do Itaú Social.

A campanha Leia para uma Criança é realizada todos os anos, durante o mês de outubro, pelo Banco Itaú e o Itaú Social, com o objetivo de incentivar a leitura do adulto para a criança como uma oportunidade de fortalecimento dos vínculos familiares e de participação ativa na educação desde a primeira infância.

Em 2018, foram disponibilizados 1,8 milhão de coleções com duas edições exclusivas dos livros “Quero Colo!”, de Stela Barbieri e Fernando Vilela, e “Pedro vira porco-espinho”, de Janaina Tokitaka. Desde o início da ação, em 2010, já foram oferecidos cerca de 51 milhões de livros.

Inscrição e seleção

Para completar a inscrição, é preciso fazer também o cadastro no site de fornecedores do Itaú Unibanco (www.itau.com.br/fornecedores/), preenchendo o formulário eletrônico, e enviar um exemplar de cada livro inscrito para o endereço indicado no regulamento. Todos os passos estão descritos no Edital disponível no Prosas.

A seleção ocorrerá em seis fases. A primeira irá conferir se os livros inscritos atendem aos critérios básicos de triagem: temática abordada na história, características literárias do texto, qualidade do projeto gráfico e autoria, que visa buscar diversidade e representatividade da produção nacional. Os passos seguintes serão a conferência documental, análise jurídica de direitos autorais, avaliação da comissão nacional, etapa com grupos focais e os finalistas seguirão para parecer técnico dos especialistas.

Sobre o Itaú Social

O Itaú Social desenvolve, implementa e compartilha tecnologias sociais para contribuir com a melhoria da educação pública brasileira. Sua atuação está pautada no desenvolvimento de projetos sociais, no fomento a organizações da sociedade civil e na realização de pesquisas e avaliações. https://www.itausocial.org.br/

 

Título original: Itaú Social recebe inscrições para edital de seleção dos livros da campanha Leia para uma Criança 2019/2020