Carregando

Aplicação do Estudo Regional Comparativo e Explicativo (Erce)

23/10/2018 | Inep / Foto: FreePik

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) começou na segunda-feira (22), a aplicação piloto do Quarto Estudo Regional Comparativo e Explicativo (Erce). Até 1º de novembro, estudantes do 4º ano e do 7º ano do Ensino Fundamental responderão a questionários e testes, em suas próprias escolas. Ao todo, 2.037 foram selecionadas para a amostra. A aplicação ocorre em 34 municípios de sete estados: Amazonas, Distrito Federal, Espírito Santo, Paraíba, Pernambuco, Rio Grande do Norte e Tocantins. O piloto testa os instrumentos da avaliação antes da sua aplicação definitiva, em 2019.

O Erce é uma avaliação educacional realizada pelo Laboratório Latino-Americano de Avaliação da Qualidade da Educação (Llece), da Unesco, que no Brasil é aplicada pelo Inep a cada quatro anos. O objetivo é medir o nível de aprendizagem, os avanços e as lacunas do ensino fundamental de cada um dos 18 países envolvidos, que darão origem a estudos na perspectiva da educação comparada. Participam países da América Latina e Caribe: Argentina, Bolívia, Brasil, Colômbia, Costa Rica, Cuba, Chile, Equador, El Salvador, Guatemala, Honduras, México, Nicarágua, Panamá, Paraguai, Peru, República Dominicana e Uruguai.

Os alunos não precisam de um preparo prévio para fazer a avaliação, o objetivo é saber como está o aprendizado, de forma geral. Além dos testes de leitura, escrita, matemática e ciências, esse último aplicado apenas aos estudantes do 7° ano, são aplicados questionários de fatores associados à aprendizagem para professores, diretores, alunos e famílias. A proposta é levantar informações sobre a infra-estrutura escolar e preparação de professores, entre outros.

Erce 

Aplicado pela primeira vez em 1997, o Estudo Regional Comparativo e Explicativo foi criado a partir de um acordo entre países da América. O Estudo é uma iniciativa da UNESCO por meio do Laboratório Latinoamericano de Evolução da Qualidade da Educação (Llece), responsável por produzir informações para fomento das políticas de educação por meio de relatórios que mostram o estado da qualidade da educação nas regiões de estudo. No Brasil, o Inep é responsável pelo Erce desde a primeira edição.

Título original: Inep inicia aplicação piloto do Estudo Regional Comparativo e Explicativo (Erce)

https://bit.ly/2Ao7kyY