Carregando

MEC promove seminário técnico sobre alfabetização

25/03/2024 | MEC

Evento é voltado para representantes do MEC e de universidades públicas. Encontro será realizado nos dias 25 e 26 de março, com transmissão pelo canal do MEC no YouTube

 

O Ministério da Educação (MEC), por meio da Secretaria de Educação Básica (SEB), promove nos dias 25 e 26 de março o seminário técnico “Formação continuada das universidades: avaliação do PNAIC e a caminhada do Compromisso Nacional Criança Alfabetizada”. O evento é voltado para representantes do próprio MEC e das universidades públicas brasileiras e tem por objetivo ampliar os espaços de debates sobre a implementação de macro políticas no âmbito da formação continuada de professoras e professores alfabetizadores no País. Aqueles que tiverem interesse, podem acompanhar as atividades pelo canal do MEC no YouTube. 

Programação – As ações no primeiro dia do evento começam no período da tarde, a partir das 13h30 (horário de Brasília) com o credenciamento. A mesa de abertura, que se inicia às 13h45, será composta pelo diretor de Políticas e Diretrizes da Educação Integral, Alexsandro do Nascimento Santos, e pelo diretor de Formação Docente e Valorização de Profissionais da Educação, Lourival José Martins Filhos. 

Em seguida, entre 14h30 e 18h20, será realizado um painel com ex-coordenadores do 1° arranjo do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC) para quatro das cinco regiões do País, com vistas a discutir a “Articulação das Universidade com as Redes e Sistemas e a Gestão do Processo de Formação Continuado por Regiões”. Os painelistas são: 

Região Nordeste: Dourivan Camara Silva de Jesus, Maria Alves de Azeredo e Everaldo Silveira
Região Norte: Luiz Carlos Cerquinho e Brito, Domenico Goes Miccionee Luiz Percival Leme Brito
Região Sudeste: Cleonara Maria Schwartz e Marília Villela de Oliveira
Região Centro-Oeste: Sandra Regina Bertoldo e Edna Silva Faria 
Região Sul: Helenise Sangoi Antunes e Nilcéa Lemos Pelandré


No segundo dia, terça-feira (26), logo pela manhã (9h), serão discutidos e analisados os impactos do PNAIC e o papel das universidades na formação continuada de professores alfabetizadores (projetos de ensino, pesquisa e extensão). Comandam os tópicos de ensino os seguintes palestrantes: 

Ensino: Regina Aparecida Marques de Souza e Suzane da Rocha Vieira Gonçalves. 
Pesquisa: Vera Lucia Martiniak.  
Extensão: Elaine Constant Pereira de Souza. 


Após a pausa para o café, por volta das 11h, será realizado o painel “Formação Continuada: O Papel das Entidades Científicas do Campo da Alfabetização”, com apresentação de Janaína Soares Martins Lapuente, da Associação Brasileira de Alfabetização; e de Gabriela Medeiros Nogueira, da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação. A mediação fica por conta de José Roberto Ribeiro Júnior. 

Depois do almoço, às 14h30, a SEB vai apresentar o painel “Compromisso Nacional Criança Alfabetizada: Caminhada em Cena”. A mediação da conversa será feita por Leda Regina Bitencourt da Silva e os painelistas são: a coordenadora-Geral de Alfabetização, Mônica Maria Silva de Souza; o coordenador-Geral de Apoio às Redes de Educação Básica, João César da Fonseca Neto; a coordenadora-Geral de Monitoramento e Avaliação da Educação, Janaina Ferreira; e a coordenadora-Geral de Formação de Professores da Educação Básica, Lucianna Magri de Melo Munhoz. 

Por fim, entre 16h10 e 16h30, serão discutidas as aprendizagens do seminário pelo diretor de Formação Docente e Valorização de Profissionais da Educação, Lourival José Martins Filho. Ao fim da apresentação, será realizado o encerramento do evento. 

Fonte: MEC

https://www.gov.br/mec/pt-br/assuntos/noticias/2024/marco/mec-promove-seminario-tecnico-sobre-alfabetizacao