Carregando

Aberto prazo para importação do Educacenso para o Conviva

17/08/2023 | Conviva Educação

Migração dos dados do Censo Escolar 2022 para a plataforma Conviva Educação deve ser realizada até 30 de setembro de 2023

 

O arquivo do Censo Escolar 2022 já pode ser importado para a plataforma Conviva.  Ao importar o arquivo, as informações são preenchidas automaticamente nas ferramentas Estudantes, Profissionais e Escolas e Matrículas, assim a secretaria poderá fazer seu planejamento estratégico. Além disso, com as informações corretas, o uso de outras funcionalidades do Conviva, que dependem dessa base, fica facilitado, como o das ferramentas de Rotas do Transporte Escolar e Estoques.

Com a importação, a secretaria poderá fazer seu planejamento tomando como base dados oficiais, e basta atualizá-los para mantê-los sempre em dia. Além disso, com as informações corretas, a importação torna-se essencial para o planejamento de estratégias e ainda servem como base para outras ferramentas da plataforma.

Veja o passo a passo

É importante destacar que a importação só está disponível para os municípios/ secretarias que já exportaram (ou baixaram) os dados de Matrícula Inicial do Censo Escolar 2022 disponível no sistema Educacenso.

Acesse aqui as orientações gerais para importação do Censo 2022 no Conviva.

Assista ao vídeo que explica o processo de importação e apresenta os benefícios para a rede.

Veja como realizar a importação:

- Acesse a opção ‘Ferramentas’ no Conviva e, em seguida, ‘Importação do Educacenso’
- Clique no botão ‘Pré-importar Educacenso’. Leia o Termo de Responsabilidade dos Dados e clique em ‘Estou ciente’;
- Leia o texto de orientação, e se estiver de acordo, clique em ‘Selecionar arquivo do Educacenso’;
- Selecione o arquivo exportado do Educacenso (e já extraído do formato ZIP) e então, clique em ‘Pré-importar arquivo’;
-Caso apareça a mensagem “Seu arquivo está em processamento e você receberá uma notificação quando finalizar. Aguarde essa etapa para prosseguir com a importação”, atualize a página;
- Ao visualizar a mensagem “Muito bem! Seu arquivo já está pronto para ser importado. Veja abaixo o resumo das informações que serão copiadas para o Conviva. Para continuar, clique em "Importar Educacenso".”, confirme se os dados pré-importados estão corretos, e então, clique em ‘Importar Educacenso’;
- Aguarde a importação ser finalizada. Não é necessário deixar o navegador da internet aberto. 
Caso você faça a importação e apareça uma mensagem de erro, primeiro confirme se você seguiu todos os passos corretamente:
- Realizou o login no Educacenso com uma conta de ‘Superusuário’;
- Selecionou no campo ‘Entidade’ a opção da ‘Secretaria Municipal’;
- Seguiu o caminho correto para exportar o arquivo (menu ‘Matrícula Inicial’); 
- Utilizou o programa WinRar ou o 7-Zip para descompactar o arquivo e não tentou abrir esse arquivo.

Se ainda assim estiver dando erro, baixe novamente o arquivo e verifique se a mensagem de erro permanece. Caso continue com falha na importação, acesse a ferramenta de Importação do Educacenso e veja a justificativa no item ‘Detalhes da Importação’. 
* Para encontrar a mensagem de erro da importação, vá em ‘Notificações’, abra a mensagem da falha da importação realizada. Leia toda a mensagem. Depois, acesse a ‘Ferramenta de Importação do Educacenso’ e clique em ‘Baixar relatório de erros’. Entre em contato com o suporte e envie esse arquivo para que a equipe possa investigar as causas e te apoiar.

Confirme a operação

Para saber se a importação foi realizada com sucesso, clique no símbolo de ‘Notificações’. É possível visualizar as mais recentes ou fazer uma busca pelo campo de assunto. Por exemplo, digite "importação educacenso" e clique na lupa (ou aperte no botão Enter de seu computador). Em seguida:
- Abra a notificação que diz que a importação foi concluída;
- Leia o texto para confirmar se todos os dados foram importados com sucesso;
- Acesse as ferramentas “Estudantes”, “Profissionais” e “Escolas e Matrículas” (Turmas 2022) para ter acesso aos dados importados.

É importante destacar que a importação só está disponível para os municípios/ secretarias que já exportaram (ou baixaram) os dados de Matrícula Inicial do Censo Escolar 2022 disponível no sistema Educacenso.

Informamos, ainda, que o site do Educacenso 2023 está fechado. Porém, o Inep disponibilizou o link (https://censobasico.inep.gov.br/censobasico_2022/#/), exclusivo para exportação dos dados de 2022.

Em caso de dúvidas sobre a importação do educacenso, leia e assista aos vídeos dos recursos de ajuda, ou entre em contato com os canais do suporte pelo telefone (61) 98217-0057 ou pelo e-mail contato@convivaeducacao.org.br.

Lembre-se: o prazo para iniciar a importação vai até dia 30 de setembro. Municípios que já estiverem na fila, não terão o processamento cancelado.  

Fonte: Conviva Educação